A hiperuricemia é o excesso de ácido úrico no sangue. Além disso, é um fator de risco para desenvolver gota, e ainda para o surgimento de outras doenças nos rins.
Pessoas com problemas renais ou que ingerem doses altas de proteínas podem ter dificuldade em eliminar o ácido úrico, permitindo o seu acúmulo nas articulações, tendões e rins.
O ácido úrico é naturalmente produzido pelo organismo humano e é o resultado da quebra de moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos.
Depois de acontecer a degradação, parte dele permanece no sangue, enquanto o restante é eliminado pelos rins.
O nível de ácido úrico no sangue pode subir pelos seguintes motivos:
Os principais sintomas da hiperuricemia são caracterizados pelas dores e inchaços que acontecem nas articulações, especialmente nos dedos dos pés, mãos, tornozelos e joelhos.
O tratamento da hiperuricemia depende da gravidade e dos sintomas que a pessoa apresenta. Em casos moderados e que estejam relacionados com o excesso da ingestão de proteínas, é necessário realizar um ajuste de dieta e nisso inclui uma redução de alimentos com alto teor proteico. Em casos mais graves, em que haja o comprometimento das articulações e desenvolvimento de crise de gota, pode ser necessário a utilização de alguns medicamentos como:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.