Hipertricose
Extremamente rara, a hipertricose é uma condição também conhecida como “síndrome do lobisomen”.
O que é hipertricose?
Extremamente rara, a hipertricose é uma condição também conhecida como “síndrome do lobisomen”. O paciente que sofre de hipertricose apresenta um crescimento excessivo de pelos em todo o seu corpo, e conforme a doença se desenvolve, apenas seus pés e mãos, em sua parte interna, ficam sem apresentar pelos.
O paciente pode nascer com a hipertricose, sendo que os pelos temporários que os bebês possuem, bem finos e conhecidos como “lanugos” não desaparecem. Mas a hipertricose também pode surgir apenas na vida adulta.
Quais as causas da hipertricose?
Não se sabe, exatamente, o que causa a hipertricose, mas acredita-se que a condição possa ser desencadeada por uma mutação genética. Por isso, é comum que uma ou mais pessoas da mesma família apresentem hipertricose.
Em alguns casos, a hipertricose pode ser adquirida e pode se apresentar em decorrência do uso prolongado de determinados tipos de medicamentos e também por conta do câncer.
Quais os sintomas da hipertricose?
No paciente com hipertricose, pelos surgem em seu corpo em grande quantidade e em diferentes espessuras. Eles podem surgir em pontos onde não existam pêlos, como o centro do rosto e as bochechas e podem ser de um mesmo tipo de pêlo ou não.
Geralmente, o único ponto do corpo do paciente que não possui pêlos são as palmas das mãos e dos pés.
Os pacientes com hipertricose também apresentam, de modo geral, problemas na boca, como doenças da gengiva ou até mesmo a ausência de alguns dentes.
Como é o tratamento da hipertricose?
A hipertricose não tem cura e, para evitar o excesso de pêlos, alguns pacientes realizam procedimentos de remoção de pelos com frequência, como tratamentos a laser ou remoção com cera.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.