A hipertensão gestacional é o aumento da pressão arterial da mulher, induzida pela gravidez. A pressão alta costuma se manifestar por volta da 37ª semana de gestação e desaparecer algumas semanas após o parto. A condição pode ser grave e requer acompanhamento médico.
A presença de proteínas na urina, também conhecida como proteinúria, é um dos fatores diagnósticos para algumas doenças associadas à hipertensão na gestação. São elas: pré-eclâmpsia, eclâmpsia, síndrome de HELLP, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC). Normalmente, a proteinúria deixa a urina com um aspecto espumoso.
Durante o pré-natal, o médico deverá aferir a pressão da gestante. Para mulheres que tinham a pressão normal antes da gravidez, valores iguais ou maiores que 140 mmHg x 90 mmHg (ou 14×9) são considerados alterados. Além disso, o exame de proteína na urina estará com os níveis altos se atingir acima de 300 mg por 24 horas de coleta de urina.
O tratamento para a doença vai depender de sua gravidade. Se a hipertensão for leve ou moderada, o médico poderá solicitar que a gestante fique em repouso. Casos um pouco mais graves são tratados com medicamentos. Se a hipertensão gestacional oferecer demasiados riscos para a mãe e para o bebê, é possível que o parto aconteça o quanto antes.
O médico ginecologista e obstetra é capaz de tratar a hipertensão gestacional.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hipertensão gestacional com proteinúria significativa com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: