
Hipermetropia
A hipermetropia se trata da dificuldade de enxergar de perto.
O que é hipermetropia?
A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto, sendo caracterizada pela visão desfocada. É considerada como o oposto da miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe. Isso quer dizer que a visão fica ruim ao ver objetos próximos, mas enxerga perfeitamente bem o que está longe, como ler uma placa no trânsito, por exemplo.
Qual o tratamento da hipermetropia?
O tratamento de hipermetropia é feito com o uso de lentes refrativas (óculos ou lentes de contato) ou com a cirurgia refrativa se houver o pedido do oftalmologista. No entanto, a cirurgia nem sempre vai livrar a pessoa de usar óculos ou lente de contato, mas é possível conviver bem com a hipermetropia com o tratamento adequado.
No caso das lentes refrativas, elas podem ter diferentes funcionalidades. Para o caso do óculos, ela torna a visão mais focada e elimina a dor de cabeça, ajudando a ver as imagens na distância correta. Já as lentes de contato têm a mesma função dos óculos, mas aumenta o campo de visão e pode se tornar mais confortável para quem usa.
Quais são os sintomas da hipermetropia?
O principal sintoma da hipermetropia e maior característica é a dificuldade de se enxergar de perto. Ainda há outros sintomas da hipermetropia, como:
- necessidade de apertar os olhos para melhorar o foco;
- sensação de dor ou ardência ao redor dos olhos;
- dor de cabeça frequente ou após executar tarefas que exijam atenção;
- falta de concentração;
- olhos lacrimejantes ou que piscam em excesso;
- necessidade de esfregar os olhos com frequência.
- cansaço visual;
- sensação de peso ou dor ao redor dos olhos;
- vermelhidão ocular;
- náuseas.
Quais são as causas da hipermetropia?
A grande causa da hipermetropia é quando o globo ocular do paciente é um pouco mais achatado ou a córnea mais plana, que pode ser em decorrência de fatores genéticos. Assim, a imagem acaba se formando depois da retina. Ela nada mais é que um erro de refração.
Bebês e crianças pequenas podem apresentar um quadro de hipermetropia, mas nem sempre essa condição se torna permanente, já que o globo ocular das crianças podem acabar crescendo e corrigindo o problema ao longo do tempo.
A hipermetropia tem cura?
A hipermetropia tem cura por meio da cirurgia a laser ou, para quem não pode realizá-la, é possível conviver com a hipermetropia usando óculos ou lentes de contato.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada