A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo.
A Hiperlordose é a curvatura excessiva da coluna vertebral para dentro do corpo. Ela causa desconforto e dor, podendo prejudicar a lombar e a cervical. Dependendo do local, a curvatura pode ser mais ou menos acentuada.
A hiperlordose lombar é a mais comum, e faz com que o bumbum fique arrebitado, por causa de sua curvatura e trás o abdômen para frente.
A hiperlordose cervical faz com que o pescoço se alongue para frente, causando dor desagradável.
Vários fatores podem causar a hiperlordose, entre eles: postura ruim, sedentarismo, lesão na região lombar, hérnia de disco, obesidade e gravidez. No entanto, a hiperlordose também pode estar associada a uma distrofia muscular, que faz com que a coluna se curve.
Os sintomas da hiperlordose variam dependendo do local afetado, como a lombar ou a cervical. Posto isso, os principais sintomas da hiperlordose são: curvatura da coluna, percebida ao ficar de lado; mudança na postura do paciente; dor no fundo das costas, impossibilidade de encostar as costas no chão quando deitado, diminuição na mobilidade da coluna, diminuição do retorno venoso e linfático, além de fraqueza no abdômen.
A Hiperlordose tem cura e deve ser tratada de acordo com a sua causa. Para o tratamento, são recomendadas sessões de fisioterapia e a realização de exercícios físicos, como natação ou pilates, a fim de fortalecer os músculos e alongar a coluna. Outro tratamento é a reeducação postural global (RPG), onde o paciente aprende a corrigir sua postura. Se a hiperlordose for causada por uma distrofia muscular, talvez o tratamento com exercícios não seja tão eficiente, desta maneira, é necessário que o paciente realize uma cirurgia de correção da coluna.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.