Hiperglicemia é quando os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados.
A principal causa da hiperglicemia, geralmente, está associada ao diabetes, condição em que o pâncreas não produz, ou produz insuficientemente, o hormônio insulina, que regula os açúcares do sangue.
Os principais sintomas da hiperglicemia são a poliúria (excesso de urina) e a polidipsia (sede), no entanto sintomas como dores, dormência, formigamento das pernas, visão turva e embaçada e prurido nas regiões genitais também podem aparecer. Para portadores da diabetes tipo 1, a hiperglicemia pode levar ao coma e à cetoacidose diabética; já para portadores da diabetes tipo 2, os sintomas são quase que imperceptíveis e a demora no diagnóstico pode ocasionar complicações como retinopatia, neuropatia, angiopatia, entre outros.
O tratamento da hiperglicemia é feito com injeção de insulina ou medicamentos de combate ao diabetes prescritos pelo médico. Uma forma de autotratamento é a realização de atividades físicas frequentes para ajudar a diminuir o açúcar do sangue.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.