O colesterol é um tipo de gordura encontrado em uma série de alimentos e que pode ajudar no bom funcionamento de nosso organismo. No entanto, existe o colesterol bom (HDL), que auxilia nosso corpo a funcionar bem, e o colesterol ruim (LDL), aquele capaz de sobrecarregar o sistema circulatório, causando entupimentos nas veias e artérias, aumentando as chances de se desenvolver doenças cardíacas.
A hipercolesterolemia é uma condição em que o organismo do indivíduo apresenta taxas elevadas de colesterol ruim (LDL). Sua causa depende do tipo, mas normalmente está relacionada aos fatores ambientais, como o consumo exagerado de gorduras, e ao sedentarismo.
Os tipos de hipercolesterolemia estão relacionados às causas do nível elevado de colesterol. São eles:
A hipercolesterolemia não apresenta sintomas, o que a torna uma condição perigosa, uma vez que pode causar um infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral de forma súbita.
De modo geral, a hipercolesterolemia é descoberta em exames de sangue de rotina, e uma condição como essa acaba reforçando a necessidade de se fazer exames de sangue de acordo com a recomendação médica.
A hipercolesterolemia pode ser tratada com o auxílio de medicamentos que ajudam no controle da taxa de colesterol ruim (LDL ou lipoproteína de baixa densidade) correndo no sangue.
No entanto, somente os medicamentos muitas vezes não conseguem tratar para sempre a hipercolesterolemia. Sendo assim, uma vez que essa condição é identificada, é preciso promover uma mudança nos hábitos de vida, que envolva uma alimentação mais saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos.
Para identificar a hipercolesterolemia, normalmente o médico responsável solicita um exame de sangue para avaliar as lipoproteínas de alta e baixa densidade (HDL e LDL) e também os triglicerídeos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hipercolesterolemia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: