A hipercalemia é um excesso de eletrólitos de potássio circulando no sangue do paciente.
Para funcionar corretamente, o corpo humano precisa manter um certo equilíbrio entre diferentes sais minerais. Caso não haja esse equilíbrio, o paciente pode apresentar uma série de sintomas e doenças, como a hipercalemia.
A hipercalemia é um excesso de eletrólitos de potássio circulando no sangue do paciente.
As causas de hipercalemia são variadas, sendo que até mesmo o uso de determinados medicamentos pode desencadear essa condição. Outros quadros médicos, como a insuficiência renal e a doença de Addison, também podem ocasionar a hipercalemia.
Nos casos mais brandos, a hipercalemia não desencadeia nenhum sintoma significativo no paciente.
Conforme o desequilíbrio permanece no corpo, o paciente pode apresentar uma fraqueza muscular progressiva, que pode resultar até mesmo em uma paralisia de certos movimentos.
Nos quadros mais graves, a hipercalemia resulta em alterações no ritmo de batidas do coração e pode até mesmo fazer com que o coração pare de bater.
De modo geral, o tratamento da hipercalemia busca restabelecer o equilíbrio de potássio no corpo do paciente.
Assim, o paciente pode fazer o uso de medicamentos que estimulem a eliminação do potássio, pode realizar sessões de diálise para ajudar o processo de filtragem dos rins e pode também ter que fazer, ainda que temporariamente, certas alterações em sua dieta.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.