Também chamada de hidrocele testicular, a hidrocele é uma condição que atinge homens em qualquer idade, causando um inchaço nos testículos.
A hidrocele é o acúmulo de fluidos em quantidade excessiva na membrana que reveste o testículo e no escroto, de modo geral. Ela pode afetar apenas um dos testículos ou os dois, caracterizando a hidrocele bilateral.
A hidrocele é comum em bebês recém-nascidos, mas também pode afetar homens em outras faixas etárias. Em adultos, é comum que a hidrocele seja acompanhada de processos inflamatórios.
A hidrocele pode se resolver sozinha, sumindo após alguns meses. No entanto pode ser necessária a realização de uma cirurgia de hidrocele (hidrocelectomia) para que os testículos do paciente possam voltar ao tamanho normal.
A cirurgia de hidrocele acontece mais comumente em bebês e é indicada caso a hidrocele não se resolva naturalmente ou aumente muito.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.