Chamada de heterocromia iridis ou apenas de heterocromia, esta é uma condição em que os olhos do paciente apresentam uma alteração e cada olho possui uma cor ou um dos olhos possui duas cores.
Chamada de heterocromia iridis ou apenas de heterocromia, esta é uma condição em que os olhos do paciente apresentam uma alteração e cada olho possui uma cor ou um dos olhos possui duas cores.
As causas da heterocromia são majoritariamente genéticas. Por isso, na grande maioria dos casos, a heterocromia é uma característica de nascença do paciente.
No entanto, é importante destacar que outras doenças também podem desencadear a heterocromia. É o caso da síndrome de Waardenburg, uma desordem que afeta tanto a coloração corporal (causando as mudanças nos olhos) quanto as capacidades auditivas do paciente.
Lesões cerebrais, derrames e outros problemas que afetam o cérebro e as células produtoras de melanina também podem desencadear a heterocromia, causando alterações na coloração dos olhos.
A heterocromia se manifesta de diferentes formas, por isso, é classificada de formas diversas. Na heterocromia central, os olhos apresentam círculos com duas ou mais cores em diferentes partes da íris.
Já a heterocromia completa faz com que cada olho tenha uma cor completamente diferente da cor do outro.
Por fim, a heterocromia setorial recebe esse nome porque diferentes “setores” dos olhos do paciente apresentam cores que não são a majoritária ou principal.
A heterocromia é uma característica física do paciente que pode ser sinal de outras doenças.nNo entanto, não é uma doença ou sintoma que requeira um tratamento específico.
No caso de pacientes que se sentem incomodados com a diferente coloração, por exemplo, a heterocromia pode ser corrigida por meio do uso de lentes de contato coloridas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.