O herpes simples é uma infecção viral bastante comum, que acomete pessoas das mais diversas faixas etárias. Isso é porque o herpes simples é causado por um vírus cujo contágio é muito fácil e bastante corriqueiro.
O herpes simples é uma infecção viral bastante comum, que acomete pessoas das mais diversas faixas etárias. Isso é porque o herpes simples é causado por um vírus cujo contágio é muito fácil e bastante corriqueiro.
No entanto, é importante ressaltar que, nem sempre, possuir o vírus do herpes simples já faz com que a pessoa apresente os sintomas dessa infecção.
De modo geral, o vírus do herpes simples costuma se instalar no organismo dos pacientes e fica ali, latente, porque o corpo consegue combater a infecção. Então, quando o paciente sofre uma queda na resistência de seu sistema imunológico, os sintomas e as feridas comumente associadas com o herpes simples finalmente aparecem.
Entre os motivos que costumam fazer com que o paciente apresente os sintomas do herpes simples, podemos destacar: altos níveis de estresse emocional, cansaço físico ou mental, exposição ao sol excessiva e, por fim, a presença de outras doenças ou sintomas como a febre.
O herpes simples é causado por um vírus, o chamado herpes simplex virus.
Esse vírus costuma ser contraído pelo paciente ainda em sua infância e as infecções podem surgir em diferentes momentos de sua vida adulta.
As feridas do herpes simples podem surgir nos lábios e na região próxima à boca ou na região genital de pacientes de ambos os sexos.
Entre os sintomas de herpes simples, podemos destacar:
Ao final do herpes simples, o machucado costuma formar uma espécie de crosta na pele ou “casquinha”. A infecção dura entre 5 a 10 dias.
O tratamento para o herpes simples depende da profundidade, do local e da variedade das feridas apresentadas pelo paciente. Alguns casos envolvem o uso de pomadas ou cremes tópicos, enquanto outros exigem o uso de medicamentos orais.
Alguns casos de herpes simples, ainda, podem não requerer qualquer tipo de tratamento, e o paciente se recupera naturalmente, sem necessidade de intervenção.
É recomendado que o paciente com herpes simples ativo aumente sua higiene, para evitar transmitir o vírus para outros lugares de seu corpo, como a genitália e os olhos. Também sugere-se que o paciente se abstenha de ter contato oral (dar beijos) com outras pessoas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.