Herpes labial é uma infecção causada por vírus com aparecimento de pequenas vesículas ou bolhas nos lábios. As lesões, que duram de 5 a 7 dias, são caracterizadas por um aglomerado de pequenas bolhas, nos lábios superiores ou inferiores. Ainda, elas costumam causar coceira, ardência e até mesmo formigamento na boca.
A herpes labial não tem cura e é uma doença altamente transmissível. Por esse motivo, sempre que o paciente apresentar as feridas características, recomenda-se que evite beijar outras pessoas, especialmente bebês.
A herpes labial é causada pelo vírus herpes simplex. Esse vírus é comum e sua transmissão de pessoa para pessoa é relativamente fácil. No entanto, nem todo mundo que possui o vírus em seu organismo vai apresentar a herpes labial.
O herpes simplex costuma ficar adormecido no corpo de pacientes que o possuem. Quando o sistema imunológico do paciente fica enfraquecido por algum motivo, ele retorna desse estado e pode fazer com que as feridas na boca características da herpes labial apareçam.
Entre os motivos de saída de latência do herpes simplex, podemos destacar outras doenças, como gripe ou resfriado; longas horas de exposição ao sol e estresse elevado.
Entre os sintomas de herpes labial, podemos destacar:
Geralmente, a herpes labial não requer tratamentos específicos ou intervenção médica porque o próprio organismo do paciente consegue combater a infecção e colaborar para sua recuperação.
No entanto, caso haja incômodo com os sintomas, deve-se procurar um médico para receber a indicação de pomadas e medicamentos antivirais, que ajudam o corpo a combater a herpes labial.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.