Hérnia Umbilical
O que é hérnia umbilical?
Os órgãos abdominais são protegidos pela parede abdominal, conjunto de músculos que protege essas delicadas estruturas. Quando esses músculos se tornam enfraquecidos e gordura ou parte dos intestinos e do estômago escapam por alguma abertura muscular, forma-se um protuberância no abdômen cujo diagnóstico é hérnia.
Quando esta protuberância está localizada no umbigo ou ao redor dele, temos a hérnia umbilical.
A hérnia umbilical acontece mais comumente em bebês e crianças e faz com que o umbigo se torne mais protuberante do que o restante da barriga.
Quais as causas de hérnia umbilical?
Não se sabe, exatamente, o que pode causar a hérnia umbilical em bebês e crianças. Nos adultos, sabe-se que as causas de hérnia umbilical podem envolver, por exemplo, excesso de peso ou mesmo obesidade mórbida.
Pacientes que fazem muito esforço físico, como em atividades de alta intensidade, ou que carregam muito peso, também correm o risco de ter a hérnia umbilical.
Por fim, indivíduos que passaram por procedimentos cirúrgicos no abdômen ou mulheres que tiveram várias gestações ou gestações gemelares também podem vir a desenvolver uma hérnia umbilical.
Quais são os sintomas de hérnia umbilical?
Pacientes com hérnia umbilical podem apresentar os seguintes sintomas:
- saliência no umbigo, que pode ser movimentada ou empurrada para dentro do abdômen;
- saliência ou movimento no abdômen que se nota ao tossir, ir ao banheiro ou levantar pesos;
- alguns pacientes relatam dor abdominal ou desconforto na região;
- enjoo e náusea.
Em alguns casos ainda, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma de hérnia umbilical, sendo que a condição é notada somente na realização de algum outro tipo de exame físico.
Como é o tratamento de hérnia umbilical?
Alguns casos de hérnia umbilical em crianças não requerem tratamento, pois a protuberância costuma regredir naturalmente, sem que haja a necessidade de qualquer tipo de intervenção médica.
Outros casos, tanto em crianças quanto em adultos, recebem a recomendação de fazer o uso de uma cinta ou uma faixa ao redor do abdômen, que ajude a empurrar a protuberância de volta ao lugar, como um tratamento para a hérnia umbilical.
Nos casos mais sérios, a recomendação de tratamento da hérnia umbilical é a realização de um procedimento cirúrgico chamado de herniorrafia, que ajuda a reposicionar os músculos e a evitar que a protuberância volte a surgir, especialmente nos casos em que a hérnia cause sintomas ao paciente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.