A coluna vertebral, como o próprio nome diz, é formada por vértebras e no seu interior passa a medula espinhal ou nervosa. Existem vértebras cervicais, torácicas e lombares e entre elas estão os discos intervertebrais (em forma de anel), que são compostos de um tecido cartilaginoso e elástico (fibrocartilagem) e têm como principal função evitar o atrito e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra, como por exemplo o impacto gerado por um salto.
A coluna vertebral, como o próprio nome diz, é formada por vértebras e possui, no seu interior, a medula espinhal ou nervosa.
Na coluna, existem vértebras cervicais, torácicas e lombares e, entre elas, estão os discos intervertebrais (em forma de anel), que são compostos de um tecido cartilaginoso e elástico (fibrocartilagem) e têm como principal função evitar o atrito e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra, como, por exemplo, o impacto gerado por um salto.
A hérnia de disco consiste no desgaste dos discos intervertebrais, prejudicando essa área e podendo pressionar a raiz nervosa ou medula espinhal. As hérnias de disco podem ser classificadas como:
Além da predisposição genética, a hérnia de disco pode ser causada por envelhecimento, pouca atividade física, tabagismo, podendo, ainda, estar associada ao fato de carregar ou levantar muito peso. A má postura e o sedentarismo também podem levar o paciente a desenvolver essa condição.
A hérnia de disco pode ser assintomática, mas também pode provocar dor leve, moderada ou muito intensa, chegando a incapacitar o indivíduo. Os sintomas mais comuns, que podem variar de acordo com a localização da hérnia, são:
Na hérnia de disco lombar, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios acompanhados de fisioterapia e exercícios como RPG, hidroterapia ou pilares pode colaborar com a redução dos sintomas.
Já para a hérnia cervical, em alguns casos e dependendo da gravidade, é aconselhada a intervenção cirúrgica. O recomendado é seguir as orientações médicas e pós-cirúrgicas para evitar danos à coluna.
É importante que, durante o tratamento, o paciente afaste-se das atividades que tenham provocado a hérnia, evitando esforços e a prática de atividade física.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da hérnia de disco e no diagnóstico de condições diversas.