A hérnia é uma elevação de algum órgão interno que pode aparecer em diferentes locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.
A hérnia é uma elevação de algum órgão interno que pode aparecer em diferentes locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.
A cirurgia para hérnia é o mais indicado, que é quando reposicionamos o órgão no seu devido lugar, colocando, em alguns casos, uma tela de proteção para evitar que a hérnia reapareça.
A cirurgia deve ser feita assim que a hérnia é diagnosticada, envitando, assim complicações como o estrangulamento por exemplo, que é quando a hérnia não volta para o lugar e prende a circulação sanguínea.
Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de uma hérnia são:
O diagnóstico da hérnia pode ser feito com base nos sintomas evidenciados e através da fricção local, para identificar se existe alguma protuberância ou saliência sob a pele. O diagnóstico médico é confirmado através de uma ultrassonografia.
A hérnia pode ter diversas causas, como:
A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos intervertebrais, provocando dor intensa.
Predisposição genética é a causa mais comum para a formação de hérnias discais, além do envelhecimento, sedentarismo e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer.
Hérnia inguinal é a distensão de uma alça do intestino por um orifício que se formou na parede abdominal da virilha.
Hérnia de hiato é o deslocamento ou do estômago através do buraco pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para entrar na cavidade abdominal.
Os principais sintomas da hérnia de hiato são:
Hérnia umbilical é um deslocamento de tecido pela parede abdominal atrás do umbigo. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal.
Em adultos, a pressão abdominal é um dos sintomas. As demais possíveis causas incluem:
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.