Hérnia
A hérnia é uma elevação de algum órgão interno que pode aparecer em diferentes locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.
O que é Hérnia?
A hérnia é uma condição que ocorre quando um órgão ou tecido se move de sua posição original através de uma abertura ou tecido que normalmente o mantém no lugar, podendo ocorrer em diferentes locais do corpo. Apesar de ser mais comum na região abdominal, pode surgir em outras áreas, como virilha, coluna, coxa e umbigo.
O que causa Hérnia?
A causa mais comum para hérnia é a predisposição genética, seguida por envelhecimento, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Além disso, alguns tipos de hérnia podem ser congênitos, o que significa que a pessoa nasce com eles.
Outros motivos causadores de hérnia podem incluir:
- Carregar ou levantar muito peso;
- Ferimentos;
- Cirurgias prévias;
- Constipação crônica;
- Tosse persistente;
- Esforço excessivo e repetitivo;
- Hérnia de disco;
- Gravidez em sequência.
Quais são os tipos de Hérnia?
Existem alguns tipos de hérnia, entre eles:
- Hérnia inguinal;
- Hérnia de hiato;
- Hérnia umbilical;
- Hérnia de disco;
- Hérnia femoral;
- Hérnia muscular;
- Hérnia incisional;
- Hérnia epigástrica.
A hérnia inguinal pode causar desconforto e dor, especialmente ao tossir, agachar ou levantar objetos pesados. É mais comum em homens.
A hérnia de hiato acontece quando uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax através de um orifício no diafragma. Isso pode resultar em refluxo ácido, causando desconforto e azia. Embora seja mais comum em pessoas acima de 50 anos, qualquer um pode ser afetado.
A hérnia umbilical é um deslocamento de tecido pela parede abdominal atrás do umbigo. Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou do fluido do abdômen se acumula no músculo da parede abdominal. Sua causa está relacionada com carregar excesso de peso, obesidade, cirurgia abdominal anterior e atividades físicas intensas.
A hérnia de disco é uma condição que ocorre quando um disco intervertebral, localizado entre as vértebras da coluna, se desgasta e pressiona as raízes nervosas. Isso pode causar dor intensa, fraqueza muscular e, às vezes, perda de sensibilidade.
A hérnia femoral surge quando um pedaço de tecido, geralmente parte do intestino, é empurrado através de um ponto fraco na parede abdominal inferior. Ela comumente aparece como um abaulamento perto da virilha ou coxa. Embora seja menos comum do que outros tipos, a hérnia femoral é uma condição séria que requer atenção médica imediata, pois pode levar a complicações graves se não for tratada.
A hérnia muscular é uma condição médica que ocorre quando um órgão ou tecido é projetado através de uma abertura nos músculos. Isso pode causar dor e desconforto, especialmente ao se mover ou levantar objetos pesados.
A hérnia incisional é uma complicação que pode ocorrer após uma cirurgia abdominal. Ela se desenvolve quando um defeito na parede abdominal faz com que os órgãos internos sejam projetados através da área incisionada, formando uma protuberância. Ela pode provocar desconforto e dor, especialmente ao tossir, inclinar-se ou erguer objetos pesados.
A hérnia epigástrica é caracterizada pela protrusão de tecido, geralmente gordura, através de uma área fraca na parede abdominal superior. Manifesta-se como um caroço ou inchaço na região epigástrica – entre o esterno e o umbigo. Essa condição pode ser causada por esforço físico, obesidade, levantamento de peso ou até mesmo predisposição genética. Os sintomas podem variar de dor leve a desconforto intenso, especialmente ao tossir, se inclinar ou levantar objetos pesados.
Quais são os sintomas de Hérnia?
Os sintomas de hérnia podem incluir:
- Dor e desconforto no local afetado, especialmente ao tossir, evacuar, levantar peso ou realizar atividades físicas;
- Caroço visível ou perceptível ao toque;
- Sensação de queimação, gorgulhos ou inchaço na área da hérnia;
- Náuseas, vômitos e constipação;
- Melhora dos sintomas quando em repouso.
Se tenho sintomas de hérnia, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de hérnia, é necessário procurar um cirurgião geral, profissional capacitado para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Hérnia?
O diagnóstico de hérnia é geralmente realizado por meio de exame físico. O médico pode sentir uma protuberância na área afetada, que se torna mais proeminente quando o paciente está em pé, tosse ou se esforça. Em alguns casos, exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, podem ser usados para confirmar o diagnóstico. É importante procurar atendimento médico se suspeitar de uma hérnia.
Qual é o tratamento para Hérnia?
O tratamento para hérnia depende do tipo e da gravidade. Alguns casos podem ser gerenciados com mudanças no estilo de vida, como evitar levantar pesos, enquanto outros podem necessitar de cirurgia.
A cirurgia de hérnia é geralmente recomendada se houver complicações, dor significativa e aumento de tamanho. O procedimento pode ser feito de forma aberta ou laparoscópica, dependendo da situação. Após a cirurgia, é importante seguir as orientações de recuperação do médico.
Como prevenir a Hérnia?
A prevenção da hérnia pode ser feita por meio de hábitos saudáveis. Pratique atividades físicas regularmente para fortalecer a musculatura abdominal, e mantenha uma alimentação balanceada para evitar constipação e esforço durante a evacuação. Evite levantar peso excessivo e, ao fazê-lo, execute a técnica correta. Fumar aumenta o risco, portanto, se possível, abandone o hábito.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hérnia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!