A hepatomegalia acontece quando o fígado aumenta de tamanho e fica maior do que o normal.
A hepatomegalia acontece quando o fígado aumenta de tamanho e fica maior do que o normal. Esse crescimento anormal, geralmente é atrelado a doenças subjacentes, como a Hepatite. Dependendo do motivo, esse aumento pode levar à insuficiência hepática.
As causas da Hepatomegalia podem ser muitas, e ela pode estar atrelada a diversas doenças e condições, entre elas: cirrose; Hepatite A,B ou C; neoplasias; câncer metastático no fígado; Leucemia; câncer de fígado; linfoma; pericardite; doença de Wilson; hemocromatose; doença de Gaucher, entre outras.
A hepatomegalia em si não é uma condição patológica, mas o inchaço do fígado é sinal de que algo está errado com esse órgão. No início, esse aumento não apresenta sintomas, no entanto, quando esse aumento é exagerado, o portador pode apresentar alguns sintomas, como, cansaço, dores na parte do abdômen onde se encontra o fígado, falta de ar, fezes escurecidas ou ensanguentadas, inchaço do abdômen e de membros inferiores, vômitos com sangue e pele amarelada.
Hepatomegalia tem cura, mas o tratamento depende de sua causa. Por exemplo, se o quadro hepatomegalia for decorrente do uso excessivo de álcool, o portador deve interromper esse fator para que o fígado se regenere.
Se a hepatomegalia for causada por câncer, por exemplo, o tratamento pode ser feito através da quimioterapia.
Caso não seja tratada de acordo, a hepatomegalia pode causar insuficiência hepática, trazendo complicações como, icterícia, encefalopatia hepática e hemorragias gastrointestinais.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de diversas condições.