Hepatite é o termo que designa o processo de inflamação do fígado. No caso da hepatite G, a doença é desencadeada pelo vírus VHG.
O que é Hepatite G?
Hepatite é o termo que designa o processo de inflamação do fígado. A doença é desencadeada pelo vírus VHG.
O vírus VGH, também conhecido como GBV-C, geralmente é encontrado em pacientes diagnosticados com as hepatites B e C ou HIV. Ele pode ser transmitido por meio da relação sexual sem preservativo, do contato com o sangue contaminado ou do parto (da mãe para o filho).
Entre os diferentes tipos de hepatite, a hepatite G é a mais recente a ser descoberta, por isso, estudos estão em desenvolvimento para entender melhor o funcionamento e os mecanismos da doença.
De modo geral, a hepatite G pode fazer com que o paciente sofra uma leve inflamação no fígado sem que ela evolua para lesões hepáticas mais graves.
Quais as causas da Hepatite G?
Até o momento, sabe-se que o contágio se dá por meio do contato com amostras de sangue contaminado, sendo frequente entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões sanguíneas. No entanto, mais estudos são necessários para compreender exatamente como essa dinâmica funciona.
Quais os sintomas da Hepatite G?
Nem sempre a hepatite G causa sintomas. Em alguns casos, muitos pacientes passam a vida inteira com o vírus VHG, causador da hepatite G, sem que apresentem qualquer sintoma.
Como é o tratamento de Hepatite G?
Não há tratamento específico para a hepatite G. De modo geral, a doença não evolui para casos graves, ao contrário de outros tipos de hepatite, que levam a condições como cirrose hepática e até à necessidade de transplante hepático.
Havendo sintomas ou mais sinais, a hepatite G será tratada conforme a necessidade e orientação do médico hepatologista ou infectologista.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!