A hepatite fulminante é uma condição rara de maior gravidade entre as doenças do fígado e potencialmente fatal.
A hepatite fulminante é uma condição rara de maior gravidade entre as doenças do fígado e potencialmente fatal. Isso porque ela atinge indivíduos previamente saudáveis, ou seja, sem doenças hepáticas conhecidas, e cerca de metade dos casos evoluem para óbito. Geralmente, a doença acomete adultos jovens, com predomínio em mulheres, mas também pode ocorrer em crianças e idosos.
A hepatite fulminante pode ser causada por infecções virais como a hepatite B e C, bem como intoxicação de medicamentos (por exemplo, analgésicos, antidepressivos e psicotrópicos), drogas ilícitas ou substâncias tóxicas.
Além disso, o excesso de gordura durante a gravidez, doenças autoimunes (síndrome de Reye e doença de Wilson), o consumo de chás para emagrecimento em excesso e sem orientação e a falta de oxigênio nos tecidos hepáticos são possíveis causas.
Os sinais e sintomas de hepatite fulminante podem incluir:
Caso apresente sintomas de hepatite fulminante, é necessário procurar um médico hepatologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de hepatite fulminante é feito por meio de exames de sangue para detectar a presença de vírus e avaliar o funcionamento do fígado. Também pode ser realizado um exame de imagem, como ultrassonografia, para analisar possíveis alterações no órgão. Em alguns casos, uma biópsia hepática pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.
O tratamento para hepatite fulminante foca em aliviar os sintomas e prevenir complicações. Pode incluir medicações para controlar a inflamação do fígado e melhorar o funcionamento hepático. Em casos severos, um transplante do órgão pode ser necessário.
A hepatite fulminante, apesar de grave, possui cura. No entanto, mesmo o tratamento pode não ser suficiente para curar a hepatite fulminante, já que muitas vezes a inflamação hepática é extensa e não há chance de reversão. Portanto, é crucial procurar assistência médica imediatamente se suspeitar dessa condição.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o hepatite fulminante com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!