A hepatite E é uma infecção causada pelo vírus E (HEV). Na maioria dos casos é uma doença de caráter benigno e raramente causa infecções crônicas em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência.
As causas da hepatite E estão relacionadas ao vírus E da hepatite, também conhecido como HEV. Sua contaminação se dá por via fecal-oral e geralmente pela falta de higiene e saneamento básico. Pode ser transmitido por transfusão de sangue contaminado e pelo compartilhamento de seringas e agulhas também contaminadas.
Os sintomas da hepatite E, geralmente, se manifestam em forma de:
O teste para a pesquisa de anticorpos IgM anti-HEV pode ser usado para o diagnóstico da infecção. e são encontrados desde o início, com pico entre 30 e 40 dias após a fase aguda da doença.
A hepatite E não possui um tratamento específico, mas é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, para não piorar a lesão do fígado. A internação só é indicada em pacientes com quadro clínico mais grave, principalmente mulheres grávidas. Em pacientes imunossuprimidos, pode haver o risco de infecção crônica pelo vírus da hepatite E (HEV) e necessidade de tratamento com antivirais.
A hepatite E tem cura, dependendo do estágio da doença. O tratamento inclui a administração de antivirais e outros medicamentos para controlar os sintomas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internatcional (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: