A hepatite é um tipo de inflamação do fígado que pode ter diferentes causas. A hepatite pode ser causada por vírus e bactérias diversos e até mesmo pelo consumo excessivo de substâncias, como certos tipos de medicamentos e até mesmo de drogas e bebidas alcoólicas.
Certas condições autoimunes também podem causar hepatite no paciente, sendo que é preciso investigar seu quadro médico de forma precisa, para indicar o tipo de tratamento mais adequado a aquele paciente.
Existem diferentes tipos de hepatite, sendo que estes estão relacionados aos agentes causadores dessa inflamação no fígado.
Hepatite A: A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A, que pode ser transmitido por via sexual, mas também pelo consumo de água e de alimentos contaminados
Hepatite B: Essa hepatite é causada pelo vírus da hepatite B, transmitido de uma pessoa a outra por meio do contato com fluidos corporais, como o sêmen e a saliva. No entanto, a hepatite B também pode ser facilmente transmitida por meio do uso de objetos não esterilizados, como alicates e lâminas de barbear que são comumente utilizados em salões de beleza.
Hepatite C: A hepatite C também é causada por um vírus e tem um meio de transmissão similar ao da hepatite B.
Hepatite medicamentosa: A hepatite medicamentosa é aquela causada pelo consumo excessivo de certos tipos de medicamentos que acabam por agredir o fígado, causando o processo inflamatório. Esses medicamentos podem acabar sendo, por exemplo, consumidos em sobredosagem pelo paciente, o que desencadeia a doença.
Esteato-hepatite: A esteato-hepatite é causada por uma condição chamada de esteatose hepática. Trata-se de um acúmulo de gordura no fígado que pode acabar resultando em um processo de inflamação no fígado.
Entre os sintomas de hepatite de modo geral, podemos destacar:
– dor abdominal;
– inchaço na barriga;
– amarelamento da pele (icterícia) e dos olhos;
– náuseas e vômitos;
– urina mais escura que o normal;
– coceira na pele;
– perda de apetite;
– mal-estar;
– fezes esbranquiçadas;
– fadiga e cansaço.
A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal.
Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.
No caso de hepatite medicamentosa, o paciente pode não receber nenhum medicamento, para permitir que o fígado se regenere naturalmente.
Com boa dieta e respeitando o repouso, é possível se recuperar da hepatite sem maiores problemas.
Sim, atualmente existem vacinas para hepatite A e hepatite B.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Marque a sua consulta.
Ative agora a localização do seu dispositivo