Quando as veias e pequenos vasos sanguíneos do reto se dilatam e ficam inchados, a porção que sofre essa alteração é chamada pelos médicos de hemorroida ou de varizes anais.
O reto é a porção final do intestino grosso, onde as fezes terminam de se formar para serem, em seguida, expelidas pelo ânus. Essa região do organismo é repleta de veias e pequenos vasos sanguíneos, que se contraem e voltam ao estado normal de acordo com o movimento intestinal.
Quando estes dilatam e inflamam pelo esforço repetido para evacuar, a drenagem de sangue é prejudicada, formando as hemorroidas. Esse esforço pode acontecer por diversos motivos, como a prisão de ventre e uma dieta pobre em fibras.
As hemorroidas podem ser externas, surgindo ao redor do ânus, ou internas, aparecendo entre o reto e o ânus, no interior do corpo do indivíduo. Quando externas, se assemelham com varizes ou pelotas de sangue, sendo visíveis e palpáveis. Se forem internas, causam sintomas mais agudos e ficam acima do esfíncter.
Ainda, existem quatro estágios para identificar as hemorroidas:
As hemorroidas, principalmente as internas, podem não apresentar sintomas. Porém, as hemorroidas externas manifestam sintomas, como:
O diagnóstico das hemorroidas externas pode ser feito com a descrição dos sintomas e a observação médica. No caso de hemorroidas internas, pode ser necessário realizar um procedimento chamado anuscopia, em que um responsável pelo exame insere um tubo fino e flexível no ânus, com uma câmera na ponta.
Para prevenir o surgimento das hemorroidas, é necessário:
Apesar disso, pacientes grávidas e pessoas que praticam sexo anal com frequência ou que possuem tendência genética têm mais chances de desenvolver a doença, mesmo colocando em prática hábitos de prevenção.
Para tratar o problema, é recomendada uma visita a um médico proctologista. Ele poderá solicitar o uso de pomadas, supositórios e medicamentos via oral. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia de hemorroidas ou ligadura elástica.
Alguns autocuidados para hemorroidas, principalmente durante a crise, são:
Como comentamos, a coceira é um sintoma comum de hemorroidas: o inchaço na região acaba por aumentar a tensão nas terminações nervosas. Para combatê-la, as dicas como banho de assento e o uso de compressas geladas podem aliviar. Pomadas anestésicas à base de corticoide ou de diosmina também podem ser usadas, porém é necessária a recomendação médica.
O termo “caroço” está associado ao inchaço das hemorroidas que, ao toque, é proeminente. Após o tratamento, os nódulos tendem a desaparecer. Porém, alguns casos podem necessitar de cirurgia.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar as hemorroidas com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!