Hemorragia digestiva alta é quando há sangramentos nas regiões que atuam na digestão, como o esôfago, o estômago, o duodeno ou o intestino delgado.
Hemorragia digestiva alta é quando há sangramentos nas regiões que atuam na digestão, como o esôfago, o estômago, o duodeno ou o intestino delgado. Essa condição, geralmente, é percebida quando o portador vomita sangue ou apresenta sangue nas fezes. Esta condição é emergencial, e demanda atenção médica imediata. A internação do portador é comum.
A principal causa da hemorragia digestiva alta é a falta de equilíbrio nas mucosas dos órgãos do sistema digestivo, causando sangramentos.
As causas dessa falta de equilíbrio podem ser várias, entre elas: gastrite, úlcera gástrica e péptica, abuso de medicamentos, e também pode acontecer com pessoas que tiveram queimaduras graves, realizaram cirurgias intensas e/ou apresentam problemas cardíacos.
Os principais sintomas da hemorragia digestiva alta são: vômitos e fezes com sangue, dificuldade na hora de engolir, queimação, dores no abdômen, síncope, fraqueza, cansaço e perda de peso.
A hemorragia digestiva alta tem cura e o tratamento depende da identificação das causas e a verificação de quanto sangue foi perdido pelo portador. Após definir essas duas coisas, o tratamento pode ser indicado. Geralmente é feito através de medicamentos orais e intravenosos e jejum de 48 horas, para dar tempo do órgão digestivo se recuperar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.