Hemorragia
O que é hemorragia?
Hemorragia é definida pelos médicos como perda de sangue em decorrência da ruptura de vasos sanguíneos do sistema circulatório.
Quais são as causas de hemorragia?
Hemorragias podem acontecer como consequência de um trauma ou corte, ou como resultado de outros distúrbios do organismo, como uma úlcera, por exemplo.
O que fazer em caso de hemorragia por acidente doméstico?
Em acidentes domésticos, ou outros, pode ocorrer hemorragia, sendo necessário redobrar a atenção com sangramentos de maior volume ou que não cessam após cinco minutos, por exemplo.
Em alguns casos, a recomendação é mesmo o transporte da vítima a um serviço de emergência ou pronto-socorro mais próximo para ser melhor avaliada. Por vezes, são necessários procedimentos visando corrigir o foco ou a origem da hemorragia, evitando maior perda sanguínea.
Além de uma compressão no ferimento, para ajudá-lo a estancar, nenhuma outra ação é recomendada. Por isso, não coloque substâncias variadas sobre o corte ou sangramento. Isso pode somente piorar o estado do paciente.
Quais são os tipos de hemorragia?
A hemorragia pode ser classificada como:
- Hemorragia externa: quando o sangramento é visível, na pele, como, por exemplo, grandes cortes. Dependendo do vaso sanguíneo afetado, a perda sanguínea pode ser de maior ou menor monta. Na hemorragia externa de sangue arterial, a perda pode ser rápida. Nesse caso, o sangue é em geral vermelho vivo, e a perda sanguínea é rápida e volumosa. Já na hemorragia externa de sangue que vem das veias, o processo é mais lento, e o sangue é de cor violácea.
- Hemorragia interna: quando não é possível ver o sangramento. Requer também atenção, pois sinais como pressão baixa, pulso rápido e fraco, dor abdominal intensa, desmaios e palidez podem ser indicativos de hemorragia interna.
- Hemorragia subconjuntival: ocorre no olho, propriamente na conjuntiva, a membrana recobre o olho. Nesses casos, o olho pode ficar avermelhado em determinados pontos.
- Hemorragia digestiva: acontece no sistema digestivo, podendo ser dividida em hemorragia digestiva alta (esôfago, estômago e duodeno) ou baixa (intestino delgado, grosso ou reto). Acontece geralmente em decorrência de úlceras ou tumores etc.
- Hemorragia cerebral: acomete o cérebro.
- Hemorragia subaracnoide: ocorre entre o cérebro e o tecido que o recobre. Acontece devido à ruptura de um aneurisma, por exemplo.
- Hemorragia nasal: devido à ruptura de vasos sanguíneos no interior do nariz.
- HEMORRAGIA PULMONAR???
Outro tipo de classificação de hemorragias é de acordo com a região do sistema circulatório que foi afetada pelo sangramento. Por isso, as hemorragias podem ser:
- venosas: quando acometem as veias;
- arteriais: quando atingem as artérias;
- capilar: quando pegam vasinhos sanguíneos menores e com fluxo mais lento.
Como reconhecer a hemorragia interna?
Dentre os tipos de hemorragia citados acima, a grande maioria traz sangramentos ou sinais evidentes de que algo aconteceu com o organismo do paciente, que precisa ser encaminhado para o atendimento médico.
Esse não é o caso da hemorragia interna, que acomete o interior do organismo do paciente.
Pacientes que sofrem quedas, traumas ou outros tipos de ferimentos podem sofrer de hemorragia interna, sem que seja percebido, de imediato, que algo não vai bem com seu organismo.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais de hemorragia interna, que podem incluir:
- dor na região abdominal;
- palidez;
- suor excessivo;
- vômito com sangue;
- fezes com sangue;
- machucados e contusões na pele;
- aumento dos batimentos cardíacos;
- tontura;
- desmaios;
- pressão arterial baixa;
- dor de cabeça.
Como a hemorragia é tratada?
O tratamento da hemorragia depende do local do organismo que é afetado pelo sangramento, e também da quantidade de sangue que é eliminado.
Em casos de hemorragia simples, como as que acontecem na pele ou no nariz, apenas comprimir um pouco a região, para auxiliar na constrição dos vasos sanguíneos, já é suficiente para que o sangramento pare de acontecer depois de alguns minutos.
Se você sofreu um corte que está sangrando, fazer uma compressão sobre o seu ferimento pode ajudar a estancar o sangue. Higienize bem as mãos e utilize um pano limpo ou curativo para pressionar ao redor do ferimento e ajudar a parar o fluxo de sangue.
Em casos de sangramento nasal, é recomendado inclinar levemente o pescoço para frente, para evitar que o sangue flua pelo sistema digestivo (como nos casos em que a pessoa joga a cabeça para trás, por exemplo). Apertar levemente o nariz também pode ajudar a estancar e fazer o sangramento parar.
Em outros casos de hemorragia, quando os sangramentos são mais profundos e extensos, pode ser necessário realizar cirurgias e procedimentos para auxiliar no fechamento das veias e artérias, como a cauterização. Nesses casos, é preciso buscar ajuda médica especializada, como um pronto-socorro.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.