Hemoptise é a expectoração ou eliminação de sangue proveniente dos pulmões pela boca. Popularmente, é denominada “tosse ou catarro com sangue”.
A quantidade de sangue eliminada na hemoptise pode variar, sendo maciça quando grandes volumes são expelidos ou há pouco sangue misturado ao muco (catarro).
Deve-se encarar esse sintoma como sinal de alerta ou emergência e consultar um médico logo no início. A hemoptise pode ser um dos sintomas do câncer de pulmão, assim, é fundamental procurar um médico o mais breve possível.
A hemoptise acontece em decorrência de distúrbios que afetam o sistema respiratório. Como principais causas da hemoptise podemos citar: tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite, pneumonia e câncer de pulmão.
Entre os principais sintomas da hemoptise, destacam-se:
Sim, desde que a causa para a eliminação do sangue seja descoberta o mais rápido possível. Dessa forma, é fundamental procurar um médico assim que qualquer um dos sintomas relacionados a essa condição forem identificados para realizar exames complementares que identifiquem a causa.
O tratamento da hemoptise envolve diferentes especialidades. Médicos intensivistas, pneumologistas, cirurgiões de tórax, entre outros, visando proporcionar a melhor conduta no tratamento. A maioria dos casos de hemoptise indica internação para acompanhamento e atenção, com possível suplementação de oxigênio, caso indicado. Dependendo do caso, procedimentos como broncoscopia ou cirurgias podem ser indicados.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por seis estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico da hemoptise e de condições diversas.