Hemiplegia
O que é Hemiplegia?
A hemiplegia é uma alteração neurológica em que ocorre paralisia em um dos lados do corpo — geralmente, consequência de paralisia cerebral, doenças infecciosas ou mesmo AVC.
Tratamento Hemiplegia:
O tratamento da hemiplegia é feito para melhorar a qualidade de vida do paciente, através de uma série de reabilitação com terapia funcional e fisioterapia, melhorando o aspecto facial, a mobilidade dos membros, trazendo uma maior independência para a pessoa realizar suas atividades diárias.
Sintomas Hemiplegia:
Os principais sintomas da hemiplegia são:
- Lado afetado da face contraído;
- Dificuldade nos movimentos do braço e da perna;
- Espasticidade ou rigidez, em que o braço tende a ficar encolhido e a perna muito dura;
- Dificuldade em iniciar os movimentos com o braço e com a perna afetada;
- Alterações na postura, principalmente escoliose;
- Dificuldade em orientar-se em relação ao ambiente;
- Dificuldade com números, sendo difícil realizar contas, por exemplo;
- Dificuldade em lembrar-se do que ia fazer;
- Dificuldade em planejar ou executar tarefas.
Causas Hemiplegia:
A causa da hemiplegia pode ser por lesões cerebrais como a hemorragia, congestão ou embolia, além de se manifestar como sintoma da aterosclerose ou após um acidente vascular cerebral.
Hemiplegia tem cura?
A hemiplegia não tem cura, porém existem diversos tratamentos que auxiliam na recuperação parcial dos movimentos, ajudando o paciente a ter uma vida mais próxima do normal.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.