O hematoma subdural é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio.
O hematoma subdural é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio. Esta condição é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente.
A principal causa do hematoma subdural é uma pancada forte na cabeça, que faz com que os vasos sanguíneos estourem, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar sequelas. Pessoas com mais idade, ou que usam medicamentos que afinam o sangue, ou que abusam do uso de bebidas alcoólicas têm um risco maior e são mais suscetíveis ao hematoma subdural após uma pancada.
Os sintomas do hematoma subdural são similares a qualquer ferimento na cabeça. A pessoa pode apresentar dor de cabeça intensa, confusão mental, vômitos e fala arrastada, imediatamente ou depois de alguns dias da pancada. Dependendo da pancada, a pessoa pode entrar em coma. O hematoma subdural pode, em alguns casos, não apresentar sintomas.
O hematoma subdural tem cura, mas para aqueles que possuem um hematoma subdural pequeno e/ou não apresentam sintomas, não é necessário o tratamento, mas é necessário que a pessoa tenha um acompanhamento adequado por algum tempo. Para os casos mais graves, é necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, seja ele uma drenagem simples, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva, a fim de aliviar a pressão do cérebro.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.