O hemangioma cavernoso é uma condição médica caracterizada pela formação de tumores benignos, compostos por aglomerados de vasos sanguíneos.
O hemangioma cavernoso é uma condição médica caracterizada pela formação de tumores benignos, compostos por aglomerados de vasos sanguíneos. Ele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no fígado, no cérebro e na pele.
A causa exata do hemangioma cavernoso é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos possam estar envolvidos. Essas anomalias podem ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo o cérebro e a medula espinhal, onde são especialmente perigosas.
Existem alguns tipos de hemangioma cavernoso, como:
O hemangioma cavernoso cerebral, também conhecido como cavernoma, é um tumor vascular benigno. Trata-se de uma malformação dos vasos sanguíneos do cérebro ou da medula espinhal.
O hemangioma cavernoso gigante é um tumor benigno raro, formado por aglomerados de vasos sanguíneos dilatados, que cria estruturas semelhantes a cavernas. Apesar de poder ocorrer em qualquer parte do corpo, é mais comum no fígado e no cérebro.
O hemangioma cavernoso hepático é um tumor benigno que se forma no fígado devido ao entrelaçamento de vasos sanguíneos. É um problema congênito, ou seja, a pessoa já nasce com ele.
O hemangioma cavernoso cutâneo é uma condição dermatológica caracterizada pela formação de tumores benignos na pele. Esses tumores, compostos por pequenas cavidades preenchidas por sangue, podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto, no pescoço e no couro cabeludo.
Embora geralmente não cause sinais e sintomas, o hemangioma cavernoso pode trazer sintomas como:
Caso apresente sintomas de hemangioma cavernoso, é necessário procurar um médico dermatologista ou um cirurgião vascular, profissionais capazes de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de hemangioma cavernoso é feito com base em exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que identificam a presença de tumores vasculares no cérebro. Além disso, a avaliação clínica, considerando sintomas como dores de cabeça e convulsões, contribui para a confirmação. Em alguns casos, uma biópsia pode ser necessária.
O tratamento para o hemangioma cavernoso depende do tamanho, da localização e dos sintomas. Pequenos hemangiomas que não causam problemas podem não necessitar de tratamento. Quando necessário, as opções podem incluir medicamentos para reduzir o tamanho, cirurgia para removê-lo ou procedimentos para bloquear o fluxo sanguíneo.
No entanto, em alguns casos, o hemangioma cavernoso pode desaparecer de forma espontânea. A escolha do tratamento é individualizada, baseada nas necessidades do paciente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o hemangioma cavernoso com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!