Hemangioma
Hemangioma é um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que se aglomeram em determinado ponto do corpo. Os vasos costumam estar bem entrelaçados, com aparência de novelo de lã. As pequenas veias encontram-se englobadas por cápsula fibrosa, caracterizando um tumor.
O que é Hemangioma?
O hemangioma é um tipo de tumor benigno formado por vasos sanguíneos que se aglomeram em determinada região do corpo. Essas estruturas se apresentam de maneira entrelaçada, com aparência similar a um novelo de lã.
Embora a maioria dos hemangiomas seja inofensiva e desapareça por conta própria, em alguns casos, pode ser necessário tratamento médico.
Hemangioma é câncer?
Não. Os hemangiomas são classificados como tumores benignos e uma malformação vascular.
Quais são os tipos de Hemangioma?
Existem diferentes tipos de hemangiomas, classificados de acordo com suas características e sua localização. Entre os principais estão:
Hemangioma infantil — costuma surgir no fim do 1º mês de vida, mas também pode ser congênito (presente desde o nascimento). As áreas mais afetadas são rosto, couro cabeludo e/ou tronco. A criança pode apresentar mais de uma lesão, que desaparece naturalmente ao longo do tempo.
Hemangioma cavernoso — composto por vasos sanguíneos mais dilatados e profundos, é mais comum no fígado, no cérebro e na pele.
Hemangioma hepático — condição que acomete o fígado e que normalmente não causa sintomas, sendo identificado por meio de exames de imagem.
Hemangioma capilar — no geral, apresenta-se como uma mancha ou lesão superficial, de cor vermelha brilhante. O quadro é mais comum em recém-nascidos, e muitas vezes regride completamente aos 5 ou 6 anos de idade.
Hemangioma ósseo — mais frequente na coluna vertebral, desenvolve-se dentro da estrutura óssea. A maioria dos casos é assintomática.
Quais as causas do Hemangioma?
A causa exata do desenvolvimento de hemangiomas ainda não é completamente compreendida. No entanto, sabe-se que eles resultam do crescimento excessivo de células endoteliais, que revestem os vasos sanguíneos.
Quais os sintomas do Hemangioma?
Em boa parte dos casos, o hemangioma não causa sintomas, mas o paciente pode apresentar manifestações, como manchas avermelhadas e dor na região afetada.
Hemangioma tem cura?
A maioria dos hemangiomas regride espontaneamente, sem necessidade de tratamentos. No entanto, se há complicações ou preocupações estéticas, algumas opções terapêuticas podem ser indicadas.
Qual o tratamento para Hemangioma?
Se houver necessidade de tratamento, o médico pode prescrever medicamentos, como beta-bloqueadores, além de cirurgias, terapias a laser e escleroterapia.
Se tenho sintomas de Hemangioma, que médico devo procurar?
O médico mais indicado depende da localização e dos sintomas do hemangioma (se presentes). Diante de manchas na pele, por exemplo, o paciente pode buscar um dermatologista. No caso de crianças, o pediatra é o primeiro profissional a ser consultado. Se a lesão afeta o fígado, indica-se um hepatologista.
Cirurgião vascular, ortopedista e neurologista são outros especialistas que podem ser consultados, conforme cada caso.
Como é feito o diagnóstico do Hemangioma?
O diagnóstico do hemangioma é feito principalmente por meio de exames de imagem, como ultrassonografias e ressonâncias magnéticas. Se a pele for o órgão atingido, a avaliação dermatológica costuma ser suficiente.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o hemangioma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!