Hantavirose
O que é hantavirose?
Hantavirose é uma doença grave, causada pelo hantavírus, microrganismo que possui vários subtipos, todos capazes de causar a condição.
No Brasil e em outros países das Américas, a hantavirose se apresenta sob a forma de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH). Já a Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR) ocorre na Ásia e na Europa.
Como é a transmissão da hantavirose?
A transmissão da hantavirose se dá pelo contato com roedores ou seus excrementos. O vírus se aloja no organismo de ratos, por exemplo, e é transmitido para o ambiente por meio da urina e das fezes deles.
Se o indivíduo inalar esses materiais ou se sua pele e mucosas entrarem em contato direto com eles, há a possibilidade de desenvolvimento da hantavirose.
Os pacientes levam entre 1 e 6 semanas para manifestar os primeiros sintomas da infecção.
Quais os sintomas da hantavirose?
Entre os sintomas primários de hantavirose pode-se destacar:
– Febre;
– Dores musculares;
– Dor de cabeça;
– Diarreia;
– Náuseas e vômitos;
– Dores lombares e abdominais;
Na fase cardiopulmonar, os pacientes apresentam:
– Diminuição na quantidade de urina;
– Aumento na taxa de ureia presente no sangue;
– Manchas vermelhas ou roxas pelo corpo;
– Gengiva que sangra facilmente;
– Taquicardia;
– Tosse seca;
– Dificuldade para respirar;
– Batimentos cardíacos acelerados;
– Insuficiência renal.
É importante lembrar que, em parte dos casos, a doença é assintomática.
Em caso de sintomas de hantavirose, que médico devo procurar?
O infectologista é o profissional mais indicado para lidar com esse tipo de condição.
Como é realizado o diagnóstico da hantavirose?
Existem alguns exames laboratoriais que podem ser feitos, como PCR, ELISA IgM e imunohistoquímica. Mas o histórico do paciente sobre exposição à contaminação também deve ser considerado para o diagnóstico.
Como é o tratamento da hantavirose?
Apesar de não existir um tratamento específico para a hantavirose, o paciente com a doença deve receber cuidados médicos imediatos, com todo o suporte que necessita. É possível haver a internação do paciente em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Como prevenir a hantavirose?
A principal medida a ser tomada é evitar o contato com roedores, limpando o terreno em volta de casa e escolhendo bem o local onde acampar, por exemplo. Os alimentos devem ser guardados em recipientes lacrados para evitar a contaminação. Lavar bem as mãos antes de tocar o rosto também é recomendado.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hantavirose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!