Infecção bacteriana associada às IST (infecções sexualmente transmissíveis) que afeta a garganta, boca e amígdalas
A gonorreia oral é uma infecção bacteriana muito associada às IST (infecções sexualmente transmissíveis), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que afeta a garganta, boca e amígdalas após o contato sexual oral com uma pessoa infectada.
A transmissão da gonorreia oral ocorre principalmente por meio do contato direto da boca com os órgãos genitais infectados de uma pessoa portadora. A bactéria pode ser transmitida quando há contato com secreções infectadas, como o esperma ou os fluidos vaginais, que contêm a bactéria.
Na maioria das vezes, a gonorreia oral não apresenta sintomas visíveis, mas quando o são, se apresentam como:
O diagnóstico da gonorreia oral geralmente é realizado por médicos gerais, ginecologistas, urologistas ou especialistas em doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Para diagnosticar a gonorreia oral, o profissional de saúde pode coletar uma amostra da garganta usando um cotonete estéril para enviar para análise laboratorial.
A amostra é examinada para detectar a presença da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Além disso, é importante fornecer informações sobre histórico sexual e sintomas ao profissional de saúde para ajudar no diagnóstico.
O tratamento geralmente envolve antibióticos prescritos por um médico, como ceftriaxona ou azitromicina. É importante completar todo o curso do tratamento conforme orientado pelo profissional de saúde.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gonorreia oral com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!