Gonartrose
O que é Gonartrose?
A gonartrose é uma condição que afeta as articulações do joelho, causando dor e limitação dos movimentos. Essa patologia é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as superfícies articulares do joelho, o que leva a um atrito entre os ossos durante o movimento. Com o tempo, a gonartrose pode causar deformidades e dificuldades na realização de atividades diárias.
A gonartrose pode afetar apenas um ou ambos os joelhos, condição conhecida como gonartrose bilateral.
O que causa a Gonartrose?
A gonartrose é comum em pessoas com mais de 65 anos de idade por causa do desgaste na cartilagem, embora excesso de peso, lesão de ligamentos cruzados, sequelas de fraturas e traumas diretos – um tombo em que o indivíduo cai com os joelhos no chão, por exemplo -, sejam alguns dos motivos causadores da gonartrose.
Quais são os sintomas de Gonartrose?
Os principais sintomas de gonartrose são:
- Dor e perda de função;
- Diminuição da mobilidade;
- Deformação progressiva do joelho;
- Derrame articular;
- Edema;
- Rigidez articular;
- Alterações na marcha e no equilíbrio;
- Fraqueza muscular;
- Sensação de crepitação.
Se tenho sintomas de Gonartrose, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de gonartrose, é necessário procurar um médico ortopedista ou um médico reumatologista para confirmar o diagnóstico da doença e obter o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Gonartrose?
O diagnóstico de gonartrose é feito por meio de exames como radiografias do joelho, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Qual é o tratamento para Gonartrose?
A gonartrose tem cura e seu tratamento pode variar de acordo com o estágio da doença e a gravidade dos sintomas. Opções de tratamento incluem medicamentos para aliviar a dor e a inflamação, fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor do joelho, perda de peso para reduzir a pressão sobre as articulações e o uso de órteses ou suportes para estabilizar o joelho.
Quando o tratamento conservador não funciona, é indicado o procedimento cirúrgico, como a osteotomia (secção e realinhamento ósseo) ou a prótese do joelho (substituição ou artroplastia da articulação), dependendo do estado articular e do alinhamento do membro.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gonartrose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: