A glicosúria é uma condição médica caracterizada pela presença de glicose na urina. Isso ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, ultrapassando a capacidade dos rins de reabsorvê-la completamente. A glicosúria pode ser um sinal de diabetes descontrolado ou de problemas renais.
A glicosúria é causada principalmente pela presença de altos níveis de glicose na urina, que pode ocorrer por diabetes mellitus ou gestacional, por uso de medicamentos e alterações renais e no pâncreas. Além disso, a glicosúria também pode se desenvolver devido à síndrome de Cushing ou por hereditariedade.
Os principais sintomas de glicosúria são:
Caso apresente sintomas de glicosúria, é necessário procurar um médico endocrinologista ou nefrologista para confirmar o diagnóstico da doença e obter o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de glicosúria é feito por meio de exames de urina, como o teste de fita reagente, que mede a presença de glicose na urina. Se houver glicosúria, é importante investigar a causa e procurar o tratamento adequado. O médico também poderá pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de glicose. Caso os níveis estejam altos, um exame de diabetes pode ser realizado.
Em alguns casos, é comum que exames como ultrassom ou ressonância magnética sejam realizados para avaliar o funcionamento dos rins quando os valores de glicose estão normais no sangue.
A glicosúria também é comum durante a gravidez, porém pode ser um sinal de alerta para o desenvolvimento de diabetes gestacional. Por isso, é fundamental que as gestantes realizem um acompanhamento médico adequado para monitorar seus níveis de glicose e garantir a sua saúde e a do bebê.
O tratamento da glicosúria varia bastante de acordo com a causa do problema. Quando a condição é causada pela diabetes, é provável que a dieta da pessoa sofra alterações e ela precise usar medicamentos antidiabéticos ou insulina.
Nos casos de glicosúria renal, o tratamento dependerá do diagnóstico, já que em muitos casos a glicosúria renal não precisa ser tratada, sendo apenas recomendado fazer exames de urina e de sangue regulares para avaliar a evolução do problema.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a glicosúria com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: