O glaucoma de ângulo fechado é uma condição ocular provocada pelo bloqueio do fluxo do humor aquoso (líquido transparente do olho).
O glaucoma de ângulo fechado é uma condição ocular provocada pelo bloqueio do fluxo do humor aquoso (líquido transparente do olho). Isso resulta no aumento da pressão intraocular (PIO), que pode causar danos irreversíveis ao nervo óptico. Se não tratado de forma adequada, há risco de perda de visão ou cegueira.
O quadro pode ser agudo, quando a pressão ocular aumenta subitamente, ou crônico, caracterizado pelo desenvolvimento lento da doença.
O glaucoma de ângulo fechado pode ser desencadeado pelo deslocamento ou mudança no formato da íris, que estreita ou bloqueia o ângulo da câmara anterior do olho — o canal através do qual o humor aquoso se drena.
Entre os fatores de risco para essa condição estão:
Diferentemente do ângulo fechado, o glaucoma de ângulo aberto é um tipo mais comum, tem progressão lenta e geralmente é assintomático até que haja perda significativa de visão. Ele ocorre devido à eficiência reduzida do sistema de drenagem trabecular, mesmo com o ângulo entre a íris e a córnea aberto.
As manifestações do glaucoma de ângulo fechado podem incluir:
Não existe cura para a condição, mas o tratamento adequado pode controlar o glaucoma e prevenir complicações graves, como a cegueira.
O tratamento varia de acordo com o tipo do quadro (agudo ou crônico), mas pode incluir o uso de medicamentos e colírios, a iridectomia a laser e a cirurgia.
O oftalmologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar problemas oculares, como o glaucoma de ângulo fechado. No quadro agudo, quando a pressão aumenta de maneira súbita, é fundamental buscar uma unidade de emergência rapidamente para evitar danos irreversíveis.
Para diagnosticar o glaucoma de ângulo fechado, é necessário aferir a pressão intraocular. Outros exames oftalmológicos, como a gonioscopia e o teste de campo visual, também podem ser solicitados pelo médico.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o glaucoma de ângulo fechado com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo