Glaucoma Congênito
O glaucoma congênito é uma condição ocular rara em que há aumento da pressão intraocular em recém-nascidos ou crianças pequenas devido a anormalidades no desenvolvimento do sistema de drenagem do fluido dentro do olho.
O que é o glaucoma congênito?
O glaucoma congênito é uma condição ocular rara em que há aumento da pressão intraocular em recém-nascidos ou crianças pequenas devido a anormalidades no desenvolvimento do sistema de drenagem do fluido dentro do olho. Isso pode levar a danos no nervo óptico e perda progressiva da visão, se não for tratado precocemente.
Quais são as causas do glaucoma congênito?
As causas do glaucoma congênito podem ser genéticas ou resultar de anormalidades no desenvolvimento do sistema de drenagem do fluido dentro do olho durante a gestação.
Quais são os fatores de risco do glaucoma congênito?
Os principais fatores de risco do glaucoma congênito, são:
- Histórico familiar de glaucoma congênito;
- Prematuridade;
- Infecções intrauterinas;
- Distúrbios genéticos, como a síndrome de Sturge-Weber.
Quais são os sintomas do glaucoma congênito?
Os sintomas do glaucoma congênito podem incluir:
- Olhos lacrimejantes em excesso;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Aumento do tamanho dos olhos (megaloftalmia);
- Córneas opacificadas;
- Aumento do diâmetro da córnea (diâmetro corneano aumentado).
- Em casos mais avançados, danos ao nervo óptico e perda de visão.
Quais são as formas de tratamento do glaucoma congênito?
O tratamento do glaucoma congênito pode envolver o uso de colírios medicamentosos para reduzir a pressão intraocular e a cirurgia para criar uma nova via de drenagem para o fluido ocular (trabeculotomia) ou para implantar um dispositivo de drenagem (como o tubo de Molteno) no olho afetado.
O objetivo é controlar a pressão intraocular e prevenir danos adicionais ao nervo óptico.
Como é realizado o diagnóstico do glaucoma congênito?
O diagnóstico do glaucoma congênito geralmente é feito durante exames oftalmológicos de rotina em recém-nascidos ou crianças pequenas.
Como é a fase aguda do glaucoma congênito?
Na fase aguda do glaucoma congênito, os danos ao nervo óptico e a perda de visão podem se tornar irreversíveis, mesmo com tratamento adequado.
Isso pode levar à cegueira total ou parcial no olho afetado. Em alguns casos, o glaucoma congênito pode afetar ambos os olhos e causar deficiência visual significativa.
Existe a possibilidade de cura para o glaucoma congênito?
Atualmente, não há uma cura definitiva para o glaucoma congênito. No entanto, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível controlar a pressão intraocular e prevenir danos adicionais ao nervo óptico.
O acompanhamento pelo oftalmologista é fundamental para monitorar a progressão da condição e ajustar o tratamento conforme necessário para preservar a visão.
Que médico devo procurar em suspeita de glaucoma congênito?
Se houver suspeita de glaucoma congênito, é aconselhável procurar um oftalmologista.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o glaucoma congênito com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!