A gengivite ulcerativa necrosante (GUN) é uma condição periodontal aguda, ou seja, uma infecção de rápida progressão que afeta as gengivas.
A gengivite ulcerativa necrosante (GUN) é uma condição periodontal aguda, ou seja, uma infecção de rápida progressão que afeta as gengivas. Mais comum em jovens adultos, ela também pode ser chamada de doença de Vincent e boca de trincheira, devido à sua alta incidência entre soldados na 1º Guerra Mundial.
Pacientes com gengivite ulcerativa necrosante apresentam uma saúde bucal seriamente comprometida e necessitam de intervenção imediata para evitar complicações graves.
Definir a causa exata para a gengivite ulcerativa necrosante muitas vezes é um desafio, uma vez que diversos fatores podem desencadeá-la, como:
As principais manifestações da doença incluem:
Sim, a gengivite ulcerativa necrosante tem cura, especialmente se diagnosticada e tratada de forma precoce e adequada.
Para tratar a condição, o especialista pode realizar um debridamento para remover os tecidos necrosados, além da raspagem e alisamento coronário e radicular, buscando eliminar o acúmulo de placa bacteriana (tártaro).
O profissional responsável pelo tratamento ainda pode prescrever antibióticos, analgésicos e bochechos com clorexidina ou água oxigenada. É importante que o paciente mantenha bons hábitos de higiene oral.
O especialista mais indicado para consultar é um dentista ou periodontista, profissional capaz de diagnosticar a condição e recomendar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico é realizado por meio do exame clínico e da avaliação do histórico de saúde do paciente.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gengivite ulcerativa necrosante com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!