Gengivite
A gengiva é um tecido epitelial do corpo humano que reveste o osso e cuja função é segurar os dentes. Quando esse tecido fica inflamado, o indivíduo é diagnosticado com gengivite.
O que é gengivite?
Gengivite é a inflamação das gengivas, o tecido que recobre e protege os ossos do maxilar e da mandíbula. Ela ocorre quando a placa bacteriana, um biofilme de bactérias que se forma constantemente nos dentes, não é removida adequadamente, resultando em irritação e inchaço da gengiva. Embora seja comum e frequentemente leve, a gengivite deve ser tratada para evitar complicações mais graves, como a periodontite, que pode levar à perda de dentes e outras complicações sistêmicas.
Quais os sintomas de gengivite?
Os sintomas mais comuns incluem:
- Gengivas vermelhas e inchadas que sangram facilmente durante a escovação ou ao usar fio dental;
- Mau hálito;
- Paladar alterado;
- Retração gengival (a gengiva começa a se afastar dos dentes).
Quais são as causas de gengivite?
A principal causa da gengivite é a higiene bucal inadequada, que permite o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas.
Outros fatores também podem incluir:
- Má oclusão;
- Cáries;
- Tártaro:
- Tabagismo;
- Alterações hormonais (como durante a gravidez ou menopausa);
- Condições de saúde, como diabetes e doenças autoimunes.
Como a Gengivite pode ser prevenida?
A prevenção da gengivite envolve uma boa higiene bucal, que inclui escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente e fazer visitas regulares ao dentista, no mínimo duas vezes por ano.
Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de açúcar também são medidas importantes. Além disso, é fundamental manter a escova de dentes limpa e seca e substituí-la regularmente para prevenir o acúmulo de bactérias.
Como é o tratamento da gengivite?
O tratamento da gengivite envolve a remoção da placa bacteriana e do tártaro por meio de uma limpeza profissional feita pelo dentista.
Em estágios iniciais, a condição pode ser revertida com uma boa rotina de higiene bucal. Em casos mais graves, nos quais há formação de bolsas periodontais, pode ser necessária uma raspagem mais profunda ou até mesmo cirurgia periodontal.
O uso de antibióticos pode ser recomendado para controlar infecções, dependendo da gravidade.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
Quais são as possíveis complicações da Gengivite não tratada?
Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para periodontite, condição mais grave que afeta os tecidos e ossos que sustentam os dentes.
A periodontite pode levar à perda de dentes e está associada a outras condições de saúde, como doenças cardiovasculares e endocardite bacteriana, nas quais as bactérias da boca entram na corrente sanguínea e causam infecções graves em outras partes do corpo.
Quando devo procurar um dentista?
Você deve procurar um dentista ao perceber qualquer sinal de gengivite, como sangramento nas gengivas durante a escovação, inchaço, vermelhidão ou dor na gengiva.
Mesmo que os sintomas pareçam leves, é importante fazer uma avaliação para prevenir complicações mais graves. Além disso, é recomendado realizar consultas regulares ao dentista para prevenir problemas bucais.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gengivite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!