Gastroenterite é o termo médico utilizado para designar um tipo de inflamação ou de infecção que acomete a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, indo desde o estômago até os intestinos (delgado e grosso).
Gastroenterite é o termo médico utilizado para designar um tipo de inflamação ou de infecção que acomete a mucosa que reveste o tubo digestivo do paciente, indo desde o estômago até os intestinos (delgado e grosso).
A gastroenterite é mais comum em crianças e precisa ser contida rapidamente, já que seus principais sintomas, como diarreia e vômito, podem levar à desidratação.
Geralmente, a gastroenterite é causada por infecções de vírus e bactérias, como a Salmonella, o rotavírus, o E. colli e o Adenovírus. Quando a doença é causada por um desses agentes, ela se torna altamente contagiosa e as chances de outras pessoas do mesmo grupo familiar desenvolverem a gastroenterite são bastante grandes, por isso, recomenda-se lavar bem as mãos e manter um bom padrão de higiene.
Ainda, a gastroenterite pode ser causada por infecções causadas por parasitas, em doenças como a giardíase e a esquistossomose.
Entre os sintomas de gastroenterite, podemos destacar:
diarreia intensa e que surge de repente
eliminação de febres moles, com a presença de sangue ou muco
vômitos frequentes
dor de barriga
cólicas abdominais
náuseas
vômitos
mal-estar
leve febre
dor de cabeça
perda do apetite
Nem sempre a gastroenterite requer tratamentos específicos ou com ajuda hospitalar. Em alguns casos, basta acompanhar os sintomas e manter-se bem hidratado para se recuperar da gastroenterite em poucos dias.
No caso da gastroenterite causada por bactérias ou parasitas, pode ser necessário fazer uso de medicamentos como antibióticos e remédios antiparasitários para promover uma melhora permanente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.