Gastrite Erosiva
O que é Gastrite Erosiva?
A gastrite erosiva é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa do estômago, mas que também tende a provocar a formação de úlceras e sangramentos. Ela pode ser de origem aguda, surgindo de repente, ou crônica, que demora para ser tratada e evolui aos poucos.
Quais as causas da Gastrite Erosiva?
Entre as possíveis causas da gastrite erosiva estão:
- Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs);
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Refluxo de bile para o estômago;
- Infecção por Helicobacter pylori;
- Estresse.
Quais os sintomas da Gastrite Erosiva?
Embora o quadro também possa ser assintomático, as principais manifestações da gastrite erosiva incluem:
- Dor estomacal e no abdômen;
- Sensação de barriga estufada;
- Má digestão;
- Náuseas;
- Vômito com presença de sangue;
- Sangue nas fezes.
Gastrite Erosiva é perigosa?
Essa condição é considerada mais grave, se comparada à gastrite não erosiva. Quando não diagnosticada e tratada adequadamente, pode evoluir para a gastrite hemorrágica. Por isso, diante de sintomas sugestivos da doença, é fundamental consultar um médico especialista.
A Gastrite Erosiva pode virar câncer?
A doença não se relaciona com o câncer; dessa forma, as suas lesões não evoluem para neoplasias malignas. No entanto, a infecção por Helicobacter pylori, que é uma das causas da gastrite erosiva, pode aumentar o risco de desenvolver tumores gástricos.
A Gastrite Erosiva tem cura?
Há cura para a gastrite erosiva, principalmente se diagnosticada e tratada de forma precoce e adequada.
Qual o tratamento para Gastrite Erosiva?
O cuidado dos pacientes com gastrite erosiva se baseia, sobretudo, no tratamento da causa da doença. Por isso, varia de acordo com cada caso. O médico ainda pode indicar medicamentos para reduzir a acidez no estômago e mudanças de hábitos alimentares. Em quadros de sangramento, a hemostasia endoscópica e transfusões sanguíneas podem ser necessárias.
Se tenho sintomas de Gastrite Erosiva, que médico devo procurar?
Os pacientes com suspeita de gastrite erosiva podem consultar um gastroenterologista, por ser o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o aparelho digestivo.
Como é feito o diagnóstico da Gastrite Erosiva?
Para diagnosticar a gastrite erosiva, além da avaliação clínica, é necessário realizar uma endoscopia, um procedimento que permite visualizar o sistema digestivo, além de retirar amostras do estômago. Exames complementares, como testes para Helicobacter pylori e um hemograma completo, também podem ser solicitados.
Como prevenir a Gastrite Erosiva?
A prevenção da gastrite erosiva é feita por meio de hábitos como:
- Higienizar as mãos antes de comer e preparar refeições;
- Fazer a higienização correta de frutas, legumes e verduras;
- Evitar compartilhar objetos pessoais, copos e talheres;
- Consumir somente água potável e de boa procedência;
- Não usar medicamentos sem prescrição e de forma indiscriminada;
- Evitar o consumo prolongado e excessivo de álcool;
- Adotar atividades relaxantes para reduzir o estresse.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gastrite erosiva com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!