![Gastrite](https://www.rededorsaoluiz.com.br/assets/imgs/bg_busca_doenca.png)
Gastrite
O que é Gastrite?
A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a região interna do estômago e pode ser causada por diversos fatores. Quando surge de repente e tem uma duração curta, é classificada como aguda. Já a do tipo crônica de desenvolve aos poucos e demora a ser tratada.
Quais são os tipos de Gastrite?
Existem diferentes tipos de gastrite, com distintos sintomas e tratamentos. Entre os principais estão:
- Gastrite nervosa — possivelmente causada por fatores emocionais, uma vez que há manifestações digestivas típicas da doença, mas sem a presença de inflamação no estômago.
- Gastrite erosiva — Além da inflamação da mucosa do estômago, também tende a provocar a formação de úlceras e sangramentos.
- Gastrite enantematosa — A inflamação afeta o tecido que recobre o estômago de forma mais aprofundada. Assim, o epitélio estomacal é atingido, gerando vermelhidão e inchaço no local, além de ferimentos e lesões.
- Gastrite eosinofílica — caracterizada pelo acúmulo de eosinófilos na parede do estômago. Os eosinófilos são células do sistema imunológico normalmente envolvidas em respostas alérgicas e na defesa contra parasitas.
Quais são as causas da Gastrite?
A gastrite pode ser causada por uma série de fatores, como:
- Estresse excessivo;
- Infecção pela bactéria Helicobacter pylori.
- Uso prolongado de determinados medicamentos;
- Consumo de substâncias corrosivas;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Alterações no sistema imunológico;
- Doença de Crohn;
- Infecções virais;
- Lesões no estômago;
- Alergias;
- Hábitos alimentares inadequados.
Quais são os sintomas da Gastrite?
Os sinais e sintomas da gastrite incluem:
- Dor abdominal, principalmente na região da “boca do estômago”;
- Queimação;
- Azia;
- Náuseas e vômitos;
- Perda do apetite;
- Indigestão;
- Presença de sangue nas fezes;
- Excesso de gases;
- Sensação de estômago cheio, mesmo sem ter comido nada.
Gastrite tem cura?
Sim. Felizmente, com o tratamento adequado, é possível curar a gastrite.
Qual é o tratamento para Gastrite?
Depois que o diagnóstico é confirmado, o médico pode receitar medicamentos para reduzir a concentração de ácido no estômago e, assim, permitir a recuperação da mucosa. Em casos de infecções por bactéria, indica-se ainda o uso de antibióticos.
O paciente com gastrite deve evitar ao máximo a ingestão de alimentos ácidos, como molhos e condimentos (ketchup, por exemplo), além de refeições gordurosas e de difícil digestão. O consumo de álcool e certos medicamentos anti-inflamatórios também deve ser evitado. Desenvolver um hábito alimentar mais regulado, com horários para fazer as refeições, ajuda na recuperação. Nos quadros de gastrite nervosa, o cuidado com a saúde mental e emocional é essencial.
Se tenho sintomas de Gastrite, que médico devo procurar?
Diante da suspeita de gastrite, o paciente pode consultar um gastroenterologista, médico especialista no cuidado com o aparelho digestivo.
Como é feito o diagnóstico da Gastrite?
Além da avaliação clínica, o diagnóstico da gastrite se baseia nos resultados da endoscopia digestiva alta. O médico também pode solicitar uma biópsia do estômago e um teste de urease.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gastrite com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada