A galactosemia é uma doença metabólica rara, em que o paciente não consegue digerir a galactose, um tipo de açúcar que aparece no organismo como subproduto da digestão da lactose.
A galactosemia é uma doença metabólica rara, em que o paciente não consegue digerir a galactose, um tipo de açúcar que aparece no organismo como subproduto da digestão da lactose.
Já que o corpo não consegue digerir a galactose, altos níveis dessa substância ficam presentes na corrente sanguínea trazendo vários sintomas ao paciente, além de complicações como a catarata, a infertilidade e atrasos no desenvolvimento intelectual.
A galactosemia geralmente é descoberta quando o paciente ainda é bebê, já que os sintomas surgem devido ao consumo de leite materno ou de leite em fórmula, por exemplo.
As causas da galactosemia estão relacionadas à genética do paciente. Assim, o paciente com galactosemia apresenta alterações em seu código genético que fazem com que ele não produza as enzimas metabólicas responsáveis por apoiar a digestão da galactose. Por isso, a galactosemia é considerada uma doença hereditária.
Os sintomas de galactosemia se apresentam quando o bebê ainda está em suas primeiras semanas de vida. Inicialmente, ele tem uma vida normal, mas após algumas semanas consumindo leite materno, os sintomas começam a surgir.
Os sintomas de galactosemia incluem:
Ao longo do tempo, se não for tratada, a galactosemia pode fazer com que o paciente desenvolva catarata, impedir o crescimento normal da criança, afetar os ovários, causando infertilidade, e causar deficiência intelectual. Nos casos mais severos, o paciente pode ir a óbito.
A principal forma de tratamento da galactosemia é evitar ao máximo o consumo de leites e laticínios e ficar atento a frutas, verduras e vegetais que por ventura tenham a presença de lactose.
A dieta de uma pessoa com galactosemia precisa ser bastante restrita, para evitar ao máximo o contato com a galactose e impedir as complicações da doença. Por isso, alguns pacientes podem ter que usar suplementos vitamínicos para repor o cálcio, por exemplo.
Por fim, o tratamento da galactosemia também pode envolver a resolução de algumas das complicações da doença, como a cirurgia de catarata ou o tratamento dos ovários.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.