Frieira
Conhecida como dermatofitose ou pé de atleta, é uma infecção causada por um fungo do tipo Tricophyton que atinge a dobra entre os dedos dos pés.
O que é Frieira?
Também conhecida como dermatofitose, pé de atleta ou tinea pedis, a frieira é uma infecção causada por um fungo dermatófito do tipo Trichophyton, que normalmente atinge a dobra entre os dedos dos pés. Esse microrganismo tem preferência por ambientes quentes e úmidos, como piscinas, banheiros e vestiários, e a sua transmissão entre as pessoas ocorre facilmente.
A frieira ainda pode afetar a lateral e região da planta do pé e, eventualmente, áreas como a região inguinal ou virilha. Sabe-se que o fungo pode se instalar também nas unhas e no couro cabeludo.
Quais as causas da Frieira?
A causa da frieira é a micose, ou seja, uma infecção ocasionada por fungos que podem prejudicar regiões como pele, unhas, couro cabeludo e áreas do corpo com muita umidade. Nesse caso em específico, o microorganismo causador da doença é o Trichophyton, um dos dermatófitos mais comuns em humanos, uma vez que se alimenta da queratina presente em todo o corpo.
Além disso, existem fatores de risco que tornam o indivíduo mais vulnerável a desenvolver uma frieira, como:
- Ficar descalço em locais públicos;
- Possuir dedos dos pés juntos demais;
- Suor excessivo nos pés;
- Ficar muito tempo com o mesmo calçado sem meia;
- Não trocar as meias diariamente;
- Higienizar os calçados com pouca frequência.
Quais os sintomas da Frieira?
Entre os sintomas da frieira podemos destacar:
- Coceira e inchaço na região afetada;
- Fissuras que podem ser dolorosas;
- Descamação da pele;
- Ardor local;
- Pele esbranquiçada;
- Mau cheiro;
- Lesões que soltam líquido.
Frieira tem cura?
Sim, existe cura para a frieira, e quanto mais rápido o tratamento for iniciado maiores são as chances de sucesso. Se o paciente demora demais para tratar o problema ou não modifica os seus hábitos, mais difícil se torna a cura.
Qual tratamento para Frieira?
O tratamento para a frieira deve ser realizado com antifúngicos tópicos ou orais. Para casos mais extensos ou de infecção secundária bacteriana local, pode haver ainda a necessidade do uso de antibióticos.
A prevenção da frieira também faz parte do tratamento. Recomenda-se secar muito bem os pés e entre os dedos antes de calçar sapatos, além de trocar as meias diariamente e manter os calçados bem higienizados. Também é preciso usar chinelos em ambientes coletivos, como chuveiros, vestiários e piscinas, além de dar preferência para sapatos arejados.
Se tenho sintomas de Frieira, que médico devo procurar?
O médico dermatologista é o especialista mais indicado para tratar problemas que afetam a pele, incluindo a frieira.
Como é feito o diagnóstico da Frieira?
Normalmente, o diagnóstico da frieira é realizado por meio de um exame físico, baseado na avaliação da região afetada e dos sintomas relatados pelo paciente. O médico também pode solicitar um exame micológico direto para avaliar a presença de fungos na pele.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a frieira com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo