Fotossensibilidade é uma condição que faz com que o paciente apresente uma sensibilidade à exposição à luz solar ou a outras fontes luminosas.
Essa sensibilidade pode resultar em uma reação alérgica forte que surge na pele, com sintomas como lesões ou vermelhidão na pele. É como se o paciente tivesse, de fato, uma alergia ao sol.
Os quadros de fotossensibilidade apresentam duração variada, podendo durar até 30 minutos depois da exposição do paciente à fonte de luz, ou mesmo dias e semanas.
De modo geral, a fotossensibilidade pode ser classificada como sendo fototóxica ou fotoalérgica. No primeiro tipo, o paciente apresenta uma reação alérgica isolada, geralmente causada pela exposição a alguma substância naquele local específico de seu corpo (como suco de limão na pele, por exemplo), com sintomas surgindo apenas minutos após a exposição.
Já a fotoalérgica é uma alergia mais generalizada, que pode afetar até mesmo as partes da pele que não foram expostas ao sol ou à luz. De modo geral, ela demora dias para surgir no corpo do paciente e é bastante rara.
Existem diversas causas para a fotossensibilidade. A principal delas está associada ao efeito colateral de certos medicamentos, como antibióticos, antifúngicos, diuréticos e até anti-inflamatórios comuns.
Outras causas de fotossensibilidade incluem a pele ter tido contato com substâncias que podem causar uma reação alérgica na exposição solar, como o suco de limão.
De modo geral, os sintomas de fotossensibilidade incluem:
O tratamento da fotossensibilidade depende do tipo de reação alérgica que o paciente apresenta, se ela é fototóxica ou fotoalérgica.
Podem ser usados medicamentos e pomadas para aliviar os sintomas e os pacientes que fazem o uso de medicamentos que podem ter a fotossensibilidade como um de seus efeitos colaterais costumam já receber orientações no consultório médico sobre a condição.
De modo geral, o melhor a se fazer é prevenir a fotossensibilidade evitando exposição ao sol nos horários de risco, entre as 10h e 16h, e fazendo o uso de cremes protetores solares.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.