Chamado oficialmente pelos médicos de “parestesia”, o formigamento nas mãos é a sensação desagradável de dormência nesta parte do corpo. Muitos denominam de “formigamento” porque a impressão é que há milhares de pequenas formigas caminhando por aquele local e, ocasionalmente, dando leves mordidas.
O formigamento nas mãos pode impedir que a pessoa tenha sensibilidade naquele local, não sentindo toques ou temperaturas, além de perder também a sensação de posição, ou seja, a noção de onde aquela parte do corpo se encontra em relação ao resto do ambiente.
Muitas condições médicas podem causar o formigamento nas mãos.
Entre as principais podemos destacar: síndrome do túnel do carpo, polineuropatia, diabetes, doença de raynaud, hérnia de disco, estenose espinhal e artrite reumatoide.
É comum que mulheres grávidas descrevam formigamento nas mãos como um dos sintomas da gravidez, sendo que, nesse caso, as sensações acontecem principalmente à noite.
De modo geral, a parestesia é temporária e passa após alguns minutos. Para saná-la por completo, é preciso tratar a condição que está fazendo com que esse sintoma se apresente ao paciente.
Por fim, existem alguns casos de parestesia crônica, ou seja, quando a pessoa não cessa de sentir tal sensação. Isso acontece geralmente depois de algum trauma severo que atingiu o sistema nervoso desse indivíduo.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.