Flatulência é a eliminação de gases intestinais através do ânus. Os gases intestinais são resultados do processo de digestão de alguns alimentos que não são quebrados na passagem pelo estômago, por isso, certa quantidade de flatulência é normal e natural do organismo.
O ar engolido ou os gases formados no aparelho digestivo podem ser expelidos por via oral, através do arroto, ou via anal. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem, sendo este processo o maior responsável pela produção dos gases.
Fatores genéticos e até mesmo uma dieta rica em fibras e carboidratos podem fazer com que as pessoas produzam mais gases: um ser humano adulto pode expelir gases, em média, 20 vezes por dia.
No entanto, a flatulência excessiva pode causar incômodos e constrangimentos. Por isso, muitas vezes vale a pena ir ao médico para investigar as suas causas e checar se a quantidade de gases expelida é normal ou não. Alguns hábitos de vida podem causar flatulência excessiva, como:
Muitas vezes, as causas da flatulência estão diretamente relacionadas ao tipo de dieta do paciente. Pessoas com algum tipo de intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, podem apresentar a flatulência como um sintoma de que os alimentos com lactose não são bem tolerados por seu organismo.
Além deles, alguns sintomas desconfortáveis podem aparecer através de cólicas, aumento do volume abdominal, barriga dura e dor em forma de pontada, podendo ter períodos de prisão de ventre e diarreia.
A síndrome do intestino irritável e a doença celíaca também são duas condições que podem apresentar flatulência excessiva como sintoma.
É recomendado que a pessoa observe seus hábitos alimentares, mastigue bem os alimentos e fale pouco durante as refeições para evitar engolir mais gases, que também podem acabar sendo eliminados por meio da flatulência.
Nem todos os casos são iguais, por isso não há um tratamento específico. No entanto, é necessário identificar a causa, pois somente assim é possível evitar grandes acúmulos de flatulência.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.