Os músculos são formados por fibras e feixes que se entrelaçam, capazes de contrair e alongar, permitindo que o corpo humano realize movimentos diversos.
A flacidez muscular é definida como enfraquecimento das fibras que formam os músculos. A falta de firmeza ou tônus das fibras faz com que o indivíduo perca força e vigor, bem como a capacidade de realizar movimentos.
A flacidez muscular também aumenta o risco de quedas e ferimentos, principalmente em idosos.
Existem muitas causas para flacidez muscular, sendo comum o declínio na musculatura a partir dos 30 anos, devido à perda de proteínas e outros componentes das fibras musculares, devido a causas diversas e alterações hormonais.
Outra causa comum para a flacidez muscular é a falta de exercícios físicos que acaba por causar atrofia muscular, tornando as fibras enfraquecidas.
A flacidez muscular pode se apresentar em diferentes regiões, como abdome, mamas, braços e coxas, por exemplo.
Muito confundida com flacidez muscular, a flacidez cutânea leva a alterações estéticas. Comum estarem associadas, levando à busca por tratamento médico.
O tratamento da flacidez muscular deve ser orientada e com o apoio de um médico, por exemplo da Medicina do Esporte, já que pode envolver, além de tratamentos com equipamentos específicos, a realização de fisioterapia e exercícios físicos, bem como a adoção de dietas, visando maior consumo de proteínas. O especialista em medicina do esporte pode indicar a melhor trajetória para combater a flacidez muscular.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.