Fissura anal é o nome médico dado para um corte na região externa do ânus.
Fissura anal é o nome médico dado para uma doença caracterizada por uma ferida na pele que reveste o canal anal e/ou a margem anal. A fissura anal pode ser aguda ou crônica, acometendo igualmente homens e mulheres e, geralmente, causam dor e sangramento.
No entanto, pessoas com prisão de ventre, diarreia intensa, contato íntimo na região, herpes genial ou hemorroida estão mais suscetíveis a ficar com uma fissura anal.
Os sintomas da fissura anal geralmente estão relacionados com dor ao evacuar, além da presença de sangue na região e coceira. Entre outros sinais de fissura anal, estão:
Entre as causas comuns de fissura anal estão:
O tratamento da fissura anal tem como objetivo controlar a dor e promover a cicatrização da laceração. No entanto, nos casos de fissuras anais pequenas, a cura geralmente ocorre de modo espontâneo após alguns dias, porém o tratamento médico pode acelerar este processo além de aliviar a dor.
O tratamento inicial pode ser caseiro, com banhos de assento com água morna três vezes por dia, aumento da ingestão de fibras e uso de laxantes para diminuir a rigidez das fezes. Algumas pomadas também podem ser utilizadas.
Procure um médico proctologista para maiores informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da fissura anal e no diagnóstico de condições diversas.