A fimose feminina, também conhecida como sinéquia vaginal, é uma condição em que ocorre a fusão dos pequenos lábios vaginais. O problema normalmente afeta bebês a partir de três meses até os três anos de idade, podendo se estender até os dez.
A junção dos pequenos lábios pode ser parcial ou total, cobrindo o clitóris, o que pode dificultar que a mulher tenha orgasmos durante a relação sexual.
As causas da fimose feminina envolvem as baixas taxas de estrogênio no corpo – condição natural para bebês e crianças pequenas – associada a inflamações causadas por fatores como traumas, má higienização do local e tempo excessivo usando a mesma fralda.
Busque o auxílio de um médico pediatra. Caso necessário, ele encaminhará a paciente para outros profissionais.
Em boa parte dos casos, existe uma regressão espontânea da condição. Crianças que não apresentam sintomas – como dificuldade para urinar, infecção urinária ou irritações – são incentivadas a redobrar os hábitos de higiene. O aumento do nível dos hormônios femininos adquirido com o passar do tempo também pode auxiliar na resolução do problema.
Em outros casos, pode ser indicada uma pomada de estrogênio de uso tópico. Durante o tratamento, a menina deve usar roupas de algodão, sabonetes neutros e evitar mexer na região. A cirurgia para a separação dos pequenos lábios é indicada caso não haja sucesso no tratamento menos invasivo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a fimose feminina com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!