Filariose
O que é filariose?
A filariose é uma doença tropical parasitária causada por nematóides filariais. Ela é transmitida aos seres humanos por meio de mosquitos infectados.
Quais são as causas da filariose?
A principal causa da filariose é a picada de mosquitos que são portadores do parasita. Quando um mosquito infectado pica uma pessoa, ele transmite as larvas das filárias para o organismo humano.
Quais são os sintomas da filariose?
Os sintomas variam de acordo com o tipo de filariose, mas podem incluir:
- Inchaço dos membros (linfedema);
- Febre intermitente;
- Dor e inflamação nas áreas afetadas;
- Danos aos órgãos internos, se não tratada.
Quais são as formas de tratamento da filariose?
O tratamento da filariose envolve:
- Uso de medicamentos antiparasitários, como a ivermectina e o albendazol, para eliminar as filárias presentes no organismo;
- Terapia de compressão para reduzir o inchaço;
- Repouso e cuidados com os sintomas, como limpeza da pele afetada e tratamento de infecções secundárias.
Quais são os tipos de filariose?
Existem diversos tipos de filariose, sendo os mais comuns:
- Filariose linfática, causada por vermes como Wuchereria bancrofti e Brugia malayi.
- Filariose oncocercose, causada por Onchocerca volvulus.
- Outros tipos menos comuns, como Loa loa e Mansonella streptocerca.
Como ocorre a prevenção da filariose?
A prevenção envolve o afastamento de mosquitos por meio de inseticidas e eliminação de criadouros, uso de repelentes e mosquiteiros tratados com inseticida e a administração de medicamentos preventivos em áreas endêmicas.
Qual médico devo procurar se estou com suspeita de filariose?
Se você suspeita de filariose, é aconselhável procurar um médico especializado em doenças infecciosas ou um dermatologista. Eles possuem o conhecimento necessário para diagnosticar e tratar essa condição, incluindo a avaliação de exames específicos para confirmar a infecção por filárias.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a filariose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: