Fibrose Pulmonar Idiopática
A fibrose pulmonar idiopática é uma doença crônica que afeta os pulmões do paciente e, aos poucos, vai afetando seu tecido.
O que é fibrose pulmonar idiopática?
A fibrose pulmonar idiopática é uma doença crônica que afeta os pulmões do paciente e, aos poucos, vai afetando seu tecido.
Para que a respiração aconteça, o pulmão precisa ser formado por um tecido fino e flexível, enchendo e esvaziando a cada respiração. Na fibrose pulmonar idiopática, aos poucos, o tecido do pulmão vai se enchendo de cicatrizes, engrossando e perdendo sua flexibilidade, e causando dificuldades para respirar, além de outros sintomas.
Apenas um dos lobos do pulmão pode ser afetado, mas existem pacientes com todo o pulmão comprometido devido à fibrose pulmonar idiopática.
Quais as causas de fibrose pulmonar idiopática?
Ainda não se sabe o que causa a fibrose pulmonar e o termo “idiopática”, é um indicador disso, uma vez que o termo significa “que acontece sem razão aparente”.
De modo geral, a doença costuma ser mais comum em pacientes do sexo masculino e que já passaram dos 50 anos de idade.
Quais os sintomas de fibrose pulmonar idiopática?
Entre os principais sintomas de fibrose pulmonar idiopática, podemos destacar:
- falta de ar, que piora conforme o tempo passa;
- tosse seca;
- dificuldade para respirar;
- cansaço;
- fadiga mesmo após esforços pequenos;
- dedos que ficam azulados nas pontas
- perda de peso súbita e sem motivo;
- falta de apetite.
Geralmente, os pacientes com fibrose pulmonar idiopática apresentam os sintomas por pelo menos 6 meses, sem que haja qualquer tipo de melhora. Pelo contrário, em alguns momentos, os sintomas podem se tornar mais agressivos, se estabilizando após um determinado período de tempo.
Como é o tratamento de fibrose pulmonar idiopática?
A fibrose pulmonar idiopática não tem cura e seu tratamento tem como enfoque impedir que a doença evolua. Esse tratamento pode envolver, por exemplo, o uso de medicamentos e de fisioterapia respiratória.
Em alguns casos, a suplementação respiratória, com galões de oxigênio, é recomendada, assim como o transplante de pulmão.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.