A fibrose hepática é uma condição médica que ocorre quando o fígado começa a cicatrizar devido a danos repetitivos ou a longo prazo.
A fibrose hepática é uma condição médica que ocorre quando o fígado começa a cicatrizar devido a danos repetitivos ou a longo prazo. A fibrose é o estágio inicial de um processo que pode levar à cirrose hepática, uma doença grave que tem o potencial de resultar em falência hepática.
Todas as doenças do fígado podem causar fibrose hepática, por ser resultado de lesões repetidas ou contínuas no órgão. As causas mais comuns da doença envolvem o abuso de álcool, a hepatite viral C e o fígado gorduroso não alcoólico, que geralmente ocorre em pessoas com obesidade, diabetes ou pré-diabetes e com níveis altos de colesterol no sangue.
Existem diferentes graus que indicam o nível de gravidade de fibrose hepática, como:
A fibrose hepática em si não causa sintomas, podendo ser uma doença silenciosa. No entanto, podem haver sinais e sintomas, como:
Caso apresente sintomas de fibrose hepática, é necessário procurar um médico hepatologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de fibrose hepática é feito com base na avaliação médica feita pelo hepatologista e no histórico médico da pessoa. Após o diagnóstico inicial, podem ser pedidos exames de sangue e de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética para confirmar o quadro. Além disso, pode ser solicitada uma biópsia do fígado em alguns casos.
O tratamento para fibrose hepática envolve o gerenciamento dos sintomas, a redução do avanço da doença e a prevenção de complicações. Isso pode incluir medicamentos para controlar a inflamação do fígado, alterações na dieta para melhorar a saúde do fígado e, em alguns casos, transplante do órgão. Consultas regulares com um hepatologista são essenciais para monitorar a progressão da doença.
Se descoberta precocemente, a fibrose hepática tem cura. Porém, é preciso interromper as lesões sofridas pelo fígado, que podem ser estimuladas pelos fatores que causam a doença. Mesmo assim, para reverter o quadro, pode levar anos.
Sim, a fibrose hepática é uma condição médica grave. Ela ocorre quando o fígado tenta se curar de danos contínuos, como os causados pelo consumo excessivo de álcool ou por infecções crônicas do fígado. Esse processo de cura cria um tecido cicatricial que, ao se acumular, pode afetar a funcionalidade do fígado.
Em estágios avançados, pode levar à cirrose, uma doença hepática potencialmente fatal. Portanto, é importante buscar tratamento precoce para prevenir ou retardar a progressão da fibrose hepática.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a fibrose hepática com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!